quinta-feira, 9 de junho de 2011

Encontro com o Professor

Mensagem sinalizada Quinta-feira, 9 de Junho de 2011 6:04Corpo da mensagem










Oswaldo Montenegro



Data: 16/6/2011 - 19h30min

Local: StudioClio
(José do Patrocínio, 698)



Entrada Franca!







Visite nosso site!




Na próxima quinta-feira, dia 16 de junho, Ostermann recebe o músico Oswaldo Montenegro, para entrevista e canja. É quinta que vem, às 19h30min, no StudioClio. Até lá!


Saiba um pouco mais
Em 25 anos de carreira, Oswaldo Montenegro tem muita coisa para contar. Nascido em 1956, no Grajaú, Rio de Janeiro, o músico e diretor teatral sempre gostou de música. Na adolescência, freqüentou concertos, conheceu obras e estudou muito sobre técnica e teorias musicais. Hoje, ele colhe os frutos de um bom trabalho. Ao todo, já lançou 40 CDs, cinco DVDs, um longa-metragem, 18 peças musicais, um livro infantil e mais de 40 trilhas sonoras para teatro, cinema, TV e balé.

Oswaldo mudou-se para Minas Gerais logo no início da infância. Lá, começou a estudar violão e, aos oito anos, compôs sua primeira canção - Lenheiro, nome do rio que corta a cidade onde morava. Um tempo depois, já de volta à sua cidade natal, venceu seu primeiro festival com Canção pra ninar irmã pequena. E esse foi só o começo. Em 1972 teve a música Automóvel classificada no último Festival Internacional da Canção, da TV Globo. No ano de 1974, em parceira com o amigo de infância Mongol, escreveu sua primeira peça musical, João sem Nome, encenada no Teatro Martins Pena, de Brasília.

Em 1975, assinou seu primeiro contrato com uma gravadora, a Som Livre, lançando seu primeiro compacto, Sem Mandamentos. Em 1977, lançou seu primeiro LP independente, Trilhas, e, no ano seguinte, foi convidado a gravar pela WEA seu primeiro LP por uma gravadora - Poeta Maldito, Moleque Vadio. Em 1980, ganhou primeiro lugar no festival da Globo MPB-80 com Agonia, de Mongol. A partir daí, fez excursões nacionais e tocou em grandes teatros. Ainda em 1980, lançou o segundo disco pela WEA - Oswaldo Montenegro, alcançando seu primeiro disco de ouro.

Nos anos seguintes, Oswaldo montou espetáculos musicais importantes, fez shows, dirigiu oficinas, gravou CDs, lançou novos discos e escreveu um livro. Em 1998, recebeu o título de cidadão honorário de Brasília, concedido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. Em 2000, comemorou os 20 anos de carreira com o show Vinte Anos de Histórias e com os CDs Letras Brasileiras ao Vivo e Escondido no Tempo.

Em 2002 lançou o álbum Estrada Nova, cuja turnê bateu recorde de público. Em 2005, o CD e DVD Oswaldo Montenegro - 25 Anos de História alcançou a marca das 100 mil cópias vendidas. Em 2006 foi lançado, no Canal Brasil, em parceria com Roberto Menescal, o programa Letras Brasileiras. Em 2009, Oswaldo fez teste com artistas de todas as partes do Brasil para a criação da Cia Mulungo. Sob sua direção, a companhia lançou Filhos do Brasil, peça musical que recebeu prêmios de melhor direção, melhor espetáculo, melhor trilha sonora e melhor iluminação no Festival de Teatro do Rio de Janeiro/UVA.

Em 2010, lançou, no Festival Cine PE, seu primeiro longa-metragem, Léo e Bia, que recebeu os prêmios de melhor trilha sonora e melhor atriz, além de inúmeros elogios da crítica. Em setembro, assinou a direção teatral e musical do programa Na Trilha de Macunaíma, no Canal Brasil. Em julho de 2011, Oswaldo lança o CD/DVD Oswaldo Montenegro e Cia Mulungo, pelo selo Canal Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim