quinta-feira, 26 de maio de 2011

Congresso de Vereadores

Quinta-feira, 26 de Maio de 2011 12:17
Secretário da SSP participa de congresso de vereadores
26/05/2011 12:15

O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, foi o palestrante desta quarta-feira (25) durante o 54º Congresso Estadual de Vereadores, Diretores, Assessores, Servidores Técnicos Legislativos de Câmaras do RS, promovido pela União dos Vereadores do Rio Grande do Sul. Michels iniciou sua fala citando o sistema prisional como a questão prioritária das políticas da SSP e disse que reduzir a superlotação é um dos principais desafios deste governo. Atualmente, faltam 11 mil vagas no sistema prisional gaúcho. Somente no Presídio Central, em Porto Alegre, cerca de 5 mil presos ocupam o espaço destinado a 1.800 apenados.

O secretário Michels enfatizou que a superlotação não proporciona a recuperação dos apenados e também expõe os servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários a ambientes insalubres, dificultando o trabalho de monitoramento dos agentes."Precisamos melhorar as condições dos presídios para também proporcionar aos agentes da Susepe um ambiente de trabalho mais adequado e mais digno".

A retomada de investimentos no sistema prisional já começou. No mês de abril, a Penitenciária Feminina de Guaíba iniciou suas atividades. O estabelecimento tem capacidade para 432 detentas. No dia 20 de maio foi assinado o protocolo de intenções para construção do presídio de Canoas, que abrigará 600 presos em regime fechado e 108 no regime semiaberto. A construção e a reforma de mais casas prisionais estão previstas no projeto da SSP, e principalmente, todas terão a mesma proposta como a qualificação social dos presos para facilitar a reinserção social.

O titular da SSP fez uma breve explanação sobre o Programa Estadual de Segurança com Cidadania (Proesci), que visa combater a criminalidade por meio de ações de policiamento e também de forma preventiva, com a implantação de programas como Territórios da Paz. Michels destacou a importância da atuação integrada do Governo Estadual com as prefeituras, via Gabinetes de Gestão Integrada (GGIs). "É fundamental a ação dos municípios e os vereadores são os melhores representantes da população pois conhece a realidade da sua comunidade".



Texto: Alexandra Camargo Saraiva
Edição: Palácio Piratini (51) 3210.4305

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim