quarta-feira, 27 de abril de 2011

Retratos Falados

Tecnologia é utilizada para criar retratos falados26/04/2011 09:39

Papel e lápis já não são mais os instrumentos utilizados na elaboração de retratos falados. Os antigos desenhos foram substituídos pela tecnologia que permite recriar as características físicas de suspeitos em composições fotográficas.
Mais ágil e preciso, o Sistema de Representação Facial, auxilia o Departamento de Criminalística, do Instituto Geral de Perícias, a recriar o rosto de suspeitos de crimes, por meio do programa de tratamento de imagens Adobe PhotoShop.
A partir do relato das testemunhas, os peritos montam uma reprodução das características faciais, com qualidade fotográfica, com a ajuda de um banco imagens composto por nove mil fotos de pessoas com registro de ocorrência policial no Rio Grande do Sul. Para compor o retrato falado, inicialmente a testemunha escolhe o formato do rosto e a cor da pele que mais se assemelha com as características do suspeito. Depois são acrescentados olhos, nariz, boca e acessórios como boné, touca.Em cerca de duas horas é possível montar um retrato falado que se assemelha a uma fotografia.
Além disso, é possível fazer projeções de envelhecimento dos traços facias, combinar disfarces, cicatrizes, piercings e tatuagens, e inserir detalhes como formato dos olhos, expressão facial e do olhar.
O retrato falado é de extrema importância para a identificação dos suspeitos, é ele que direciona a investigação e reduz o universo de suspeitos de um crime.
A riqueza de detalhes e a qualidade das imagens facilitam o trabalho dos peritos criminais e dos policias. A precisão dos retratos falados digitais facilitou a identificação dos suspeitos e a população passou a ser uma importante aliada do trabalho policial. Com a divulgação dos retratos na mídia local, muitos crimes são solucionados através de denúncias anônimas sobre a localização dos suspeitos.
Aqui no Rio Grande do Sul, o primeiro crime solucionado utilizando o Sistema de Representação Facial, ou retrato falado digital, ocorreu em fevereiro de 2009, em um caso de latrocínio. Na mesma semana em que o crime aconteceu, através de uma ligação para o disk denúncia, o suspeito foi identificado e localizado. A prisão do criminoso aconteceu três meses depois. A rapidez na produção e divulgação do retrato falado em jornais da grande circulação na cidade falado foi providencial para o êxito na investigação conduzida pela Delegacia de Roubos.


Sistema também auxiliar na busca por pessoas desaparecidas
O recurso de projetar o envelhecimento nas feições de um retrato pode ser utilizado em casos de pessoas desaparecidas. Para isso, os peritos utilizam fotos dos pais e parentes próximos para envelhecer os traços de crianças e jovens desaparecidos e com isso, estimar como pode ser imagem atual.




Polícia Civil faz parceria com escolas para prevenir o uso de drogas
26/04/2011 09:49

Orientar professores da rede estadual de ensino para torná-los agentes multiplicadores no combate ao uso de drogas. Este é o objetivo de um dos projetos preventivos desenvolvidos pela Divisão de Prevenção e Educação (Dipe), do Departamento de Investigação do Narcotráfico (Denarc).
No dia 3 de maio, uma equipe de agentes do Dipe apresentará seus projetos para diretores de vinte escolas em uma reunião que acontece a partir das 18 horas no Colégio Parobé, em Porto Alegre.
Por meio de cursos e palestras realizadas por agentes do Denarc, os educadores e funcionários das escolas aprendem a reconhecer substâncias psicoativas e técnicas de prevenção. Também são realizadas palestras de conscientização para os alunos sobre o risco do uso de drogas. O conteúdo é adaptado de acordo com a faixa etária dos estudantes, que varia de 8 a 18 anos.





SSP está representada em Brasília para tratar da Segurança Pública no RS
26/04/2011 10:02

O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, e o secretário-adjunto da Pasta, Juarez Pinheiro, estão em Brasília discutindo medidas que venham a trazer qualificação para área da segurança pública. O titular da secretaria participa de reunião ordinária mensal do Conselho Nacional de Políticas Públicas Penitenciárias. Michels pretende discutir, entre outros pontos, a criação de novas vagas para o sistema prisional gaúcho.
O secretário-adjunto terá agenda na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, a quem levará algumas demandas da Brigada Militar, da Polícia Civil e do Instituto-Geral de Perícias. O objetivo do encontro, segundo Juarez Pinheiro, é desenhar um plano de trabalho entre a Senasp e a SSP/RS. Junto ao secretário-adjunto estará o coordenador do Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania (Proesci), Carlos Santana. Outro ponto a ser discutido será a preparação de um seminário nacional tendo como tema o Policiamento Comunitário.




Albergues da Região Metropolitana são liberados para receber detentos
27/04/2011 10:19


A Superintendência dos Serviços Penitenciários obteve junto à Vara de Execuções Criminais (VEC) a desinterdição dos albergues da Região Metropolitana. Os oito albergues haviam sido interditados em fevereiro e, segundo decisão da VEC, a partir desta terça-feira (26), seis ficam autorizados a receber detentos: os albergues Instituto Penal de Viamão (IPV), Instituto Penal Escola Profissionalizante de Charqueadas (IPEP), Casa do Albergado Santos Medeiros de Gravataí (CASM), Instituto Penal de Canoas (IPC), Instituto Penal Miguel Dario (IPMD) e Patronato Lima Drummond de Porto Alegre.
Também ficou definido que a partir desta data os presos primários de novo ingresso (sem passagem pelo sistema prisional) dos regimes aberto e semiaberto devem ser recolhidos somente no IPC, CASM, IPMD e Patronato Lima Drummond. Segundo o titular da Susepe, Gelson Treiesleben, as interdições ocorreram porque havia um grande número de detentos que tiveram a progressão de regime para o semiaberto, mas que ainda permaneciam no regime fechado por falta de vagas. Treiesleben ressalta que isso não ocorre mais, pois foram zeradas as progressões para o semiaberto na região Metropolitana.
Texto: Marco Vieira
Edição: Palácio Piratini (51) 3210.4305

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim