terça-feira, 26 de abril de 2011

NPC

--------------------------------------------------------------------------------

Boletim do NPC — Nº 190 — De 15 a 30/4/2011
Para jornalistas, dirigentes, militantes
e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais



--------------------------------------------------------------------------------



Notícias do NPC


NPC relança cartilha sobre o "1º de maio: dois séculos de lutas operárias"



Já está pronta a sexta edição da cartilha 1º de MAIO: DOIS SÉCULOS DE LUTAS OPERÁRIAS, editada pelo NPC. O conteúdo é uma recuperação dos 200 anos das lutas dos trabalhadores para conquistar a redução da jornada de trabalho no Brasil e no mundo. "A cartilha contém uma reflexão sobre o momento atual. O ponto central do neoliberalismo hoje é a retirada de todos os direitos dos trabalhadores, dentre eles a conquista das oito horas de trabalho", afirma o coordenador no NPC, Vito Giannotti. Ele acredita que a publicação contribui para a preservação da memória e a continuação da luta dos trabalhadores. "Além disso, é um material de formação útil para todas as categorias", completa.

.

Para adquirir a publicação, basta entrar em contato com o NPC pelos telefones (21) 2220-5618 e 2220-4895 ou pelo email npiratininga@piratininga.org.br.

;
A Cartilha do 1º de Maio custa R$5,00 cada e está à venda na nossa livraria Antonio Gramsci. O preço varia de acordo com a quantidade encomendada.
Clique para conferir o conteúdo e os valores.




Curso de Comunicação Popular do NPC começa no dia 1º de maio

Começam no dia 1º de Maio, as aulas do Curso de Comunicação Popular do NPC. O primeiro encontro será no mesmo local do ato promovido pelos movimentos sociais, no Largo do Santo Cristo. Os alunos terão aula sobre lutas mundiais dos trabalhadores e, em seguida, participarão do ato e da feijoada comunitária. O curso de Comunicação Popular do NPC é realizado uma vez por ano, sempre de 1º de maio a 7 de setembro, com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo e do Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro.




NPC participa de Encontro de Blogueiros Progressistas do Rio

Está marcado para os dias 6, 7 e 8 de maio o 1º Encontro Estadual de Blogueiros do Rio de Janeiro. O evento será realizado no Memorial Getúlio Vargas, ao lado do Hotel Glória, na Praia do Flamengo. A coordenadora do NPC, Claudia Santiago, participa do encontro no sábado, dia 7 de maio, às 15h. Ela estará na mesa O Plano Nacional de Banda Larga e a universalização da internet, ao lado de Brizola Neto, Sergio Amadeu e Gilson Caroni Filho. Também está confirmada a presença de Altamiro Borges, Arthur William, Benvindo Siqueira, Emir Sader, Jandira Feghalli, Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim, Paulo Ramos, Renato Rovai e Sr. Cloaca.

.

Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 30 de abril. A programação completa do encontro e outras informações estão disponíveis em http://rioblogprog.blogspot.com/




1º Encontro de Blogueiros Progressistas do Paraná vai parar nas ruas

[Por Tatiana Lima] No Paraná, a blogosfera ganhou corpo e voz e foi parar nas ruas. Um caminhão de som com uma enorme faixa dizia "SEJA VOCÊ MAIS UM BLOGUEIRO. NÃO À CENSURA". Assim foi a recepção dos participantes do 1º Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas do Paraná, realizado entre os dias 9 e 10 de abril, em Curitiba.

Clique aqui para ler o texto completo




NPC ministra curso de oratória para mulheres em Vitória

Vito Giannotti, coordenador do NPC, esteve no final de semana dos dias 16 e 17 de abril em Vitória, no Espírito Santo, para ministrar um curso de oratória exclusivamente para mulheres sindicalistas. Participaram cerca de 15 professoras do Sindicato dos(as) trabalhadores(as) em educação pública do Espírito Santo (SINDIUPES).





Radiografia da Comunicação Sindical


Vito Giannotti participa de lançamento de site do Sindmetal SJC

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região apresentou seu novo site na noite de terça-feira, 19 de abril. Cerca de 100 pessoas estiveram na sede da entidade para o lançamento, que contou com a participação especial de Vito Giannotti, coordenador do NPC, por meio de teleconferência.

.

Vito, que estava no Rio de Janeiro, parabenizou o Sindicato pelo novo site e falou sobre a necessidade de os movimentos dos trabalhadores utilizarem todas as ferramentas de comunicação para a construção de uma nova sociedade. "É preciso usar sim os sites, twitter, facebook, mas não podemos nos esquecer das velhas ferramentas, como boletins e jornais. Temos de utilizar todos os instrumentos e combater aqueles que chamo de "Cavaleiros do Apocalipse", que são a Veja, Folha, Estadão e Globo", disse Giannotti no telão.

.

A ideia do Sindmetal SJC é tornar o site uma ferramenta mais interativa, de fácil navegação e mais bonita para o trabalhador. Dentre as novidades, está a disponibilidade dos jornais do Sindicato em PDF; interatividade cm redes sociais, como twitter e facebook; visita virtual à colônia de férias; e uma seção multimídia, na qual será possível ver vídeos de mobilizações e áudios de entrevistas, além da galeria de fotos e de charges. Para conhecer, acesse: http://migre.me/4lRhP





SEPE-RJ lança cartilha sobre ataques do governo Cabral à educação pública

O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (SEPE) lançou, em março, a cartilha Seu plano é culpar o profissional e sua meta é privatizar a educação!. O objetivo é criar mais um instrumento de informação para combater os incessantes ataques promovidos pelo governo de Sérgio Cabral. De acordo com a apresentação do material, a educação do estado do Rio foi classificada como uma das piores do país na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O governador Cabral, então, resolveu dar início ao Plano de Metas para a Educação, com o objetivo de pôr o Estado entre os cinco melhores do Brasil. Acabou ignorando uma verdade conhecida por todos os profissionais da educação: o governo estadual é responsável pelo descumprimento do direito de todo cidadão a uma educação pública, de qualidade e gratuita.

Clique para ler a cartilha.





A Comunicação que queremos


Portal da Cidade de Deus comemora 2 anos




Neste dia 19 de abril, o Portal Comunitário da Cidade de Deus completou dois anos. A página reúne diversas instituições que trabalham na favela, e vem servindo para a prestação de serviços. Moradores(as) acessam o Portal em busca de oportunidades de emprego, compra e aluguel de casa e informações sobre o que está acontecendo na comunidade. O idealizador do projeto, Celso Alvear, entende que o portal comunitário é um meio para as pessoas se conhecerem melhor e construírem um coletivo.
No dia 16 de outubro de 2010 a equipe lançou o jornal A notícia por quem vive, fruto de um curso para incentivar a produção de um veículo pelos próprios moradores da Cidade de Deus. Claudia Santiago, do NPC, participou do curso.
Conheça o Portal da Cidade de Deus em http://www.cidadededeus.org.br




Documentário conta história da Rádio Comunitária Santa Marta

Está no youtube o documentário que estudantes da PUC-Rio fizeram sobre a Rádio Santa Marta. A emissora comunitária fica localizada na favela de mesmo nome, no bairro Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.
Confira em http://www.youtube.com/watch?v=bnY8478LBuM





Proposta de Pauta


Minicom abre consulta pública sobre regras para emissoras educativas

O Ministério das Comunicações vai mudar os procedimentos para concessão de emissoras educativas no país. Para isto, deu início a uma consulta pública que ficará disponível para sugestões e críticas na página do ministério até 30 de abril. A seleção dos interessados em operar o serviço será precedido por um aviso de habilitação, como é feito com a radiodifusão comunitária. Hoje, estão em funcionamento 764 emissoras educativas em todo o Brasil, sendo 459 rádios e 305 TVs. Outras informações na página do MiniCom: http://www.mc.gov.br

[Fonte: Comunique-se]





Democratização da Comunicação


Lançada a frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão

Na terça-feira, 19 de abril, foi criada a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação (Frentecom). A proposta é pautar no Congresso Nacional a reformulação no marco regulatório do setor. A Frente é formada por 190 deputados federais de dez partidos, com o apoio de mais de 70 entidades da sociedade civil. De acordo com a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), coordenadora da Frente, é necessário um "novo marco regulatório, que acompanhe os avanços tecnológicos e as necessidades da sociedade". No dia 28 de abril, haverá uma audiência pública com o ministro das Comunicações Paulo Bernardo.

O manifesto da entidade pode ser lido em http://frentecom.wordpress.com/

[Fonte: Observatório do Direito à Comunicação]





De Olho Na Mídia


Folha ataca "Amor e Revolução", novela do SBT sobre a ditadura
[Publicada em 25.04.2011 - Por Sheila Jacob] A Folha de S. Paulo ficou enfurecida com o relato real que a novela Amor e Revolução, de Tiago Santiago, levou ao ar no dia 7 de abril. O depoimento que enfureceu o jornal paulista foi o de Rose Nogueira, que citou a Folha da Tarde ao descrever as crueldades que sofreu durante o período.


.
Revista Veja mostra suas garras em artigo sobre educação
[Publicado em 25.04.2011] Em artigo publicado na revista Veja em 11 de abril, o economista Gustavo Ioschpe ataca as organizações de trabalhadores da educação e os próprios professores que vêm denunciando o descaso com o ensino público de qualidade no país e lutando por salários dignos e melhores condições. "Incorporamos a ideia de que o que é bom para o professor é, necessariamente, bom para o aluno. E isso não é verdade. [...] Quando ouvir um membro desses sindicatos se pronunciando, portanto, é mais seguro imaginar que suas reivindicações prejudicam o aprendizado do que o contrário".

.

Zero Hora ignora Fórum da Igualdade e faz publicidade de encontro da direita
[Publicado em 25.04.2011 - Fonte: JornalismoB] Na mesma data, 11 e 12 de abril, foram realizados, em Porto Alegre (RS), dois eventos opostos: o Fórum da Liberdade e o Fórum da Igualdade. O primeiro defende há 24 anos a livre competição, o mercado livre, o Estado mínimo e todos os preceitos do neoliberalismo. Já o segundo nasceu exatamente como contraponto ao Fórum da Liberdade, e, na primeira edição, debateu a democratização da comunicação. Vito Giannotti, coordenador do NPC, participou do encontro, debatendo o tema "Democratização da Democracia: Existe Liberdade sem Igualdade?".


De Olho Na Vida


Gegê: criminoso ou criminalizado?




.

Nos dias 4 e 5 de abril ocorreu o processo judicial que absolveu o militante popular Luiz Gonzaga da Silva, o Gegê, depois de longos oito anos.Foram mais de 50 dias de prisão e depois anos de liberdade contida.

.

Mas afinal, quem é Gegê?

.

Nascido em Catolé do Rocha, sertão da Paraíba, é representante típico da desigualdade social marcante no país: proveniente de família pobre, numerosa, negra e indígena, de trabalhadores rurais dos latifúndios do sertão nordestino, migrante em São Paulo, trabalhador subalterno. Desde cedo aprendeu que, sem o enfrentamento político, não há superação dessa condição histórica. Gegê viveu e sofreu a luta rural, o movimento estudantil, o sindicalismo e a ditadura militar, que lhe rendeu duas prisões em 1969 (com 19 anos), além da triste memória da perda, nos porões da ditadura, de companheiros de esperança.
[...] Criminoso ou criminalizado? Basta olhar para ver que a criminalização atinge todos os movimentos sociais, a exemplo do MST ou de professores grevistas. Afinal de contas, que crime Gegê cometeu? O crime de apostar na organização popular na luta pelos direitos humanos, pela cidadania, pela dignidade.
Confira o texto completo de Lygia Viégas, publicado na Caros Amigos.

.

Abril Vermelho: sem terra de Minas aderem ao abril vermelho


[Publicado em 26.04.2011-Por NPC] Em defesa da reforma agrária, trabalhadores rurais acampam em frente à Assembleia e preparam III Encontro dos Movimentos Sociais. Leia o texto completo.




MST recebe Medalha Tiradentes na ALERJ pela luta por Reforma Agrária


Foto por Henrique Fornazin



[Por Sheila Jacob] O auditório da ALERJ ficou lotado para a entrega da Medalha Tiradentes ao MST na quinta-feira, dia 14 de abril. Bonés e bandeiras vermelhas coloriram o plenário Barbosa Lima Sobrinho na cerimônia que homenageou o Movimento pelos 25 anos de luta e resistência. A iniciativa foi do deputado estadual Paulo Ramos (PDT-RJ), que ao final recebeu uma bandeira do MST das mãos da coordenadora nacional, Marina dos Santos.
Após a homenagem, os manifestantes ocuparam a escadaria da Assembleia em defesa da Reforma Agrária e em lembrança dos 15 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás. Da ALERJ o grupo seguiu em marcha até o prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para entregar suas reivindicações.
Leia o texto completo em nossa página.



Geógrafo denuncia violência contra trabalhadores rurais no Rio de Janeiro

[Por Paulo Alentejano] O que está acontecendo em Campos dos Goytacazes e arredores, no norte do estado do Rio, é mais um caso de violência contra os trabalhadores rurais e um atentado contra a reforma agrária. Em nome dos interesses de grande empresários e especuladores de terras, trabalhadores são expulsos de suas terras. A produção de alimentos é eliminada e o pouco que foi realizado em matéria de reforma agrária é destruído.

Leia aqui





"Vou dizer uma coisa, senhor coordenador, eu vou ficar no teu pé", diz moradora da Vila Autódromo, em audiência na Alerj


Foto: Alexandre Magalhães





Homenagem aos advogados do Núcleo de Terra da Defensoria Pública, promovida pelo mandato do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL)

.

"Quero pedir ao novo coordenador de Regularização Fundiária e Segurança da Posse da Defensoria Pública, Francisco Horta, que não deixe morrer o trabalho do Núcleo de Terras. O que esses meninos fazem todos os dias é defender gente trabalhadora que dá sua força de trabalho a um sistema que chupa o sangue da carne dos trabalhadores para depois pagar a eles um salário de fome. Um salário incapaz de dar um teto, de garantir uma moradia a suas famílias. Temos que ter coragem apesar do medo do futuro. Por isso vou dizer uma coisa, senhor coordenador, eu vou ficar no teu pé".

.

Jane Nascimento, da comunidade Vila Autódromo




De Olho No Mundo


Ignacio Ramonet lança livro sobre a explosão do jornalismo

O jornalista francês Ignacio Ramonet acaba de lançar o livro A Explosão do Jornalismo, que por enquanto está disponível apenas em francês. A obra mostra a esperança que o autor deposita na blogosfera, nas redes sociais e num novo jornalismo que se associe a elas. Ele busca, por exemplo, caminhos para associar a blogosfera a publicações que funcionem como nós na rede - pontos de convergência, debate e colaboração permanente entre blogueiros e outros comunicadores. Também especula sobre as maneiras de oferecer, aos novos meios e seus "neo-jornalistas", condições de sustentabilidade material. Ao longo dos últimos 15 anos, Ramonet foi, talvez, o analista mais destacado da mercantilização e pasteurização da imprensa. Ex-diretor da edição francesa do Le Monde Diplomatique, ele abriu as páginas do jornal a textos sobre a associação crescente entre a imprensa e grandes empresas. Ramonet concedeu, ao jornal francês L´Humanité, ampla entrevista sobre seu novo livro. Confira no blog Outras Palavras.




Justiça italiana condena Thyssenkrupp de Torino pela morte de 7 operários em 2007

Em 6 de dezembro de 2007, sete funcionários da empresa morreram em um incêndio na fábrica ThyssenKrupp Acciai Speciali Terni de laminação a frio.

.

Na semana passada, a segunda corte de Turim, no norte da Itália, presidida por Maria Iannibelli, condenou Harald Espenhahn, chefe da planta da Thyssenkrupp da cidade, a 16 anos e meio de prisão. Também foram condenados Gerald Priegnitz, Marco Pucci, Raffaele Salerno e Cosimo Cafuerri a 13 anos e meio e Daniele Moroni a 10 anos e 10 meses. Os jurados acolheram a solicitação da promotoria e confirmaram a acusação de homicídio voluntário para o chefe e de cooperação no homicídio para os outros gerentes.

.

[Com informações de La Repubblica]





NPC Informa


MiniCom lança enciclopédia colaborativa sobre comunicação
O Ministério das Comunicações lançou no início de abril uma enciclopédia colaborativa virtual sobre comunicação. O objetivo da WikiCom é propiciar um canal de comunicação com explicações simples, claras e objetivas sobre os assuntos de interesse do ministério.
Todos os interessados podem colaborar criando novos verbetes, atualizando os já existentes ou mesmo fazendo correções.
Para conhecer, acesse http://wikicom.mc.gov.br




Festival abre inscrições de filme sobre globalização

O Festival internacional Globale estará no Rio de Janeiro de 22 a 30 de agosto. O objetivo do evento é divulgar filmes e promover debates sobre a globalização. A proposta é exibir obras audiovisuais de gênero e formato livres em salas de cinema, escolas, universidades, centros culturais e cineclubes, em diferentes pontos do grande Rio.
Os interessados devem inscrever seus filmes dentro de um dos cinco eixos temáticos: "Territorialidades"; "Meio ambiente e Conflito"; "Terrorismo poético, Cidade Global, Ações midiáticas contra hegemônicas" e "Muros e Furos".



A ficha de inscrição preenchida deve ser enviada junto a uma cópia em DVD do filme finalizado até o dia 30 de abril, no seguinte endereço: Rua do Riachuelo, 161/ 615 - Centro - CEP 20230-010.
Para informações, inscrições e convocatória, visite o blog oficial do festival: www.festivalglobalerio.blogspot.com. Ou então, escreva para globalerio@yahoo.com.br.

.
[Fonte: Boletim Cinema Nosso]




Ibase lança coleção sobre Economia Solidária

O Ibase lançou a coleção Fluxos e Informações na Economia Solidária. São quatro cartilhas que têm como objetivo o fortalecimento do setor, especialmente redes e cadeias solidárias. Com tiragem de mil exemplares cada, as publicações devem ser utilizadas como material didático em oficinas e também na prática do dia-a-dia de empreendimentos solidários. O projeto se deu em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) e os Centros de Formação em Economia Solidária (CFES) e teve o patrocínio da Petrobras. Para ler as publicações, acesse o link: http://pt.scribd.com/collections/2942203/Colecao-Economia-Solidaria





Imagens da Vida


25 de abril de 1974 - Portugal faz a Revolução dos Cravos




.

[Por Helder Castro - de Lisboa] A revolução que pôs fim à ditadura em Portugal, que adotou o cravo como símbolo, e que deu decisivo impulso à independência das então colônias, completa hoje 37 anos. O 25 de Abril de 1974 é evocado nesta segunda-feira um pouco por todo o país. A crise econômica, financeira e política que Portugal atravessa dá à data uma nova importância.

.

Os sinais na rádio, o cravo e as marcas políticas

No dia 24 de abril de 1974, um grupo de militares instalou secretamente um posto de comando do MFA no quartel da Pontinha, em Lisboa.

O sinal secreto para o avanço do movimento foi dado às 22h55, com a transmissão radiofónica da música "E depois do adeus", de Paulo de Carvalho. Um segundo sinal, também por via da rádio, chegaria às 0h20, com a música "Grândola, Vila Morena", de José Afonso.

O movimento avançou durante a madrugada para o controlo de vários pontos estratégicos no país, como o Aeroporto de Pedras Rubras, no Porto, as instalações da televisão RTP no Porto e o Terreiro do Paço, em Lisboa.

Foi do Terreiro do Paço que as forças comandadas pelo capitão Salgueiro Maia seguiram para o Quartel do Carmo, onde se tinha refugiado o então chefe do governo, Marcello Caetano, que ao final do dia se rendeu, tendo obtido asilo no Brasil, onde vigorava o regime militar.

O cravo vermelho, que um soldado durante o 25 de Abril de 1974 colocou no cano da sua espingarda, tornou-se a imagem de um dia que mudou Portugal.





Memória


Te recuerdo, Amanda




.

Ouça: Te recuerdo, Amanda

.

Henrique Acker Victor Jara foi detido na Universidade do Chile, junto com grande quantidade de estudantes e professores. Foi identificado e encaminhado para o Estádio Nacional. Contam que Jara teve suas mãos esmagadas na tortura e depois foi fuzilado. Os gorilas tinham muita raiva dele, porque suas canções viraram hinos da geração que viveu a época da Unidade Popular, no Chile.





Dicas


Textos do escritor russo Tolstói são manifestos contra os ricos e a Igreja

.



.

A coletânea Os Últimos Dias, publicada pela Companhia das Letras, reúne cartas, trechos de diário, discurso e ensaios elaborados entre 1882 e 1910 pelo célebre escritor russo Liev Tolstói. Os textos reunidos atacam os pilares do poder, sendo verdadeiros manifestos contra a hipocrisia da sociedade. Tolstói escreve em seu diário que seu dever é "desmascarar a mentira dos ricos e revelar aos pobres o engano em que eles os mantêm". Segundo ele, as pessoas vivem num luxo absurdo, "enriquecendo-se com o trabalho de pobres humilhados e protegendo a própria riqueza com guardas, juízes, sentenças, e o clero, em nome de Cristo, aprova, consagra e abençoa essa vida".
Por suas opiniões, foi excomungado pela Igreja Ortodoxa Russa, que, para ele, tinha abandonado os princípios da religião. Rico proprietário de terras, Tolstói também se rebelou contra sua classe. É que mostra suas opiniões aqui reunidas.
[Fonte: Portal Vermelho]




Caros Amigos - edição de abril já nas bancas

.



.

Já está nas bancas a edição 169 da revista Caros Amigos, que em abril comemora 14 anos de existência e resistência. Esta edição contém um encarte especial sobre a vida e a luta dos povos do deserto, uma espetacular reportagem realizada no Saara Ocidental. Outra reportagem denuncia as manobras da poderosa indústria farmacêutica para explorar o povo brasileiro, vender remédios que foram proibidos em outros países e cobrar, aqui, os preços mais altos do mundo. A revista apresenta também três entrevistas exclusivas. Uma é com a urbanista Raquel Rolnik, que conta como a especulação imobiliária impede que o povo exerça o direito à moradia. Outro entrevistado é o intelectual norte-americano Noam Chomsky, que desmonta a farsa das intervenções nos países árabes. Também o deputado federal Jean Wyllys (PSOL) fala sobre os preconceitos existentes no Congresso Nacional e defende o casamento civil para todos.
Confira essas e outras reportagens, artigos e análises na Caros Amigos deste mês.




Clipe Ecos do passado
Belíssimo clipe Ecos do Passado, do coletivo de hip-hop LUTARMADA, lembra os dias sombrios da ditadura civil-militar no Brasil.
http://www.youtube.com/watch?v=X9c8VhCLD78


Pérolas


Charada: O que é, o que é?


Asquerosa e tendenciosa total

Uma Revista que mais parece uma revisteca...

Seus superiores são uma elite podre

Suas matérias são pseudo-matérias;

Chama às mentiras que cria, de denúncias

Já recebeu apelidos carinhosos:

Panfleto fascista

Defensora do apartheid

A pupila dos olhos do PiG (Partido da Imprensa Golpista)

Adooora acabar com o Chê e o Paulo Freire

Tem pacto com o DEMonio

E dança no ritmo das psdBESTAS

Tem saudades da ditadura...

Produz um lixo cultural - não reciclável .

.

Adivinhou?

Ah, não VALE, essa tava fácil, né?

Pra quem não adivinhou:

Veja a resposta logo abaixo:

.

VEJA quanta mentira!

VEJA é PiG em ação!

VEJA é prejudicial à saúde!

VEJA que porcaria!
.
Por Sheila Teixeira, enviada por e-mail ao NPC.




Novos artigos em nossa página


Bernardo Kucinski: o poder da imprensa e os abusos do poder

[Por Bernardo Kucinski] Todos sabemos que a imprensa pode destruir reputações, derrubar ministros e às vezes um governo inteiro. Foi uma campanha de imprensa, liderada por um grande jornalista, Carlos Lacerda, que levou Getúlio ao suicídio em 1954. Vinte anos depois, nos Estados Unidos, o presidente Richard Nixon renunciou por causa de denúncias da imprensa. Nos dois episódios, o poder havia recorrido a métodos criminosos para eliminar ou intimidar oponentes políticos. Ao revelarem esses abusos, derrubando a parede de segredo que os protegia, jornalistas exerceram uma das funções sociais que legitimam a imprensa como ator importante numa democracia.
O texto é o prefácio do livro Regulação das Comunicações - História, Poder e Direitos, de Venício Lima. Leia o texto completo.



País precisa repensar com urgência a radiodifusão
[Por Venício Lima] Como inexiste a fiscalização do Estado no que se refere ao cumprimento daquilo que é proposto, as empresas vencedoras simplesmente não cumprem a proposta. A reportagem de ontem [27/3] da Folha revela agora um outro lado do total fracasso das licitações: não há nenhum controle do Estado em relação a quem de fato se candidata, vence ou coloca em operação uma emissora de rádio e televisão. Leia o texto completo.



Lula, Dilma e o futuro do Brasil

[Do Blog do Emir Sader] Os brasileiros foram decidindo, ao longo dos últimos anos, o tipo de país que queremos. Lula tornou-se o presidente de todos os brasileiros, ancorado em um modelo econômico e social de democratização do país. Reformulou o modelo econômico e o acoplou indissoluvelmente a políticas sociais de distribuição de renda, de criação de emprego e de resgate da massa mais pobre do país. Dilma pretende consolidar essa hegemonia também no plano político. Mas a questão essencial, aberta, sobre o futuro do Brasil, não se dará nesses planos: o modelo econômico, submetido a difíceis e inevitáveis readequações, será esse, com aprofundamento e extensão das politicas sociais. A possibilidade do governo consolidar sua maioria e de se intensificar e estender a sangria da oposição, é muito grande. Leia o texto completo.



Trechos do comentário do sociólogo Moacyr Pinto ao texto de Emir Sader
Publicado em 25.04.2011. Clique aqui para conferir.


Novas entrevistas em nossa página


Vito Giannotti: A luta política tem que combinar o jornal, a rádio e a TV com a internet
Vito Giannotti, coordenador do NPC, esteve nos dias 7, 8 e 9 de abril no Paraguai para participar do seminário "A atualidade do pensamento e obra de Rosa Luxemburgo na América Latina". Em entrevista, Giannotti analisou a comunicação e o continente latino-americano; lembrou como nos últimos anos os setores poderosos concentraram esforços para controlar a informação; disse que os meios populares devem ter financiamento estatal e que as concessões de Rádio e TV devem ser redistribuídas. Segundo ele, os governos progressistas e semi-progressistas começam a entender a importância das comunicações. "O ideal é que os movimentos sociais tenham um jornal diário, e que seu conteúdo fale do que passa com as pessoas no seu dia-a-dia", afirma.
A entrevista completa, em espanhol, está disponível em http://www.baseis.org.py/base/leermasDestac.php?noticia=346



Entrevista com Carlos Latuff, o cartunista político

[Por Diário Liberdade/Portugal] Carlos Latuff, cartunista brasileiro, retrata em suas charges questões políticas globais como o conflito histórico entre judeus e palestinos; e, recentemente, desenvolveu uma série de imagens sobre os protestos civis contra o ex-presidente do Egito, Hosni Mubarak. Reconhecido em diversos festivais de cartum no mundo, Latuff é respeitado pela sua criatividade e ativismo político. Latuff nos concedeu esta entrevista exclusiva ilustrada com seus desenhos e com uma matéria da TV Brasil, na qual veiculou a posse de seus cartuns nas mãos dos manifestantes do Egito em janeiro de 2011. Confira.





Expediente


Núcleo Piratininga de Comunicação

Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912 - CEP 20031-130

Tel. (21) 2220-5618www.piratininga.org.br / npiratininga@uol.com.br

.

Coordenação: Vito Giannotti

.

Redação: Sheila Jacob

Edição: Claudia Santiago

Web: Luisa Vieira Souto

.



Colaboraram nesta edição: Eduardo Sá (RJ), Eduardo Stotz (RJ), Henrique Acker (RJ), Kátia Marko (RS), Marília Gonçalves (RJ), Taiguara Giannotti (Itália), Tatiana Lima (RJ) e Sheila Teixeira.





--------------------------------------------------------------------------------

Se você não quiser receber o Boletim do NPC, por favor, responda esta mensagem escrevendo REMOVA.


--------------------------------------------------------------------------------


ÍNDICE
Clique nos ítens abaixo para ler os textos.

Notícias do NPC
NPC relança cartilha sobre o �1º de maio: dois séculos de lutas operárias�
Curso de Comunicação Popular do NPC começa no dia 1º de maio
NPC participa de Encontro de Blogueiros Progressistas do Rio
1º Encontro de Blogueiros Progressistas do Paraná vai parar nas ruas
NPC ministra curso de oratória para mulheres em Vitória

Radiografia da Comunicação Sindical
Vito Giannotti participa de lançamento de site do Sindmetal SJC
SEPE-RJ lança cartilha sobre ataques do governo Cabral à educação pública

A Comunicação que queremos
Portal da Cidade de Deus comemora 2 anos
Documentário conta história da Rádio Comunitária Santa Marta

Proposta de Pauta
Minicom abre consulta pública sobre regras para emissoras educativas

Democratização da Comunicação
Lançada a frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão

De Olho Na Mídia
Folha ataca �Amor e Revolução�, novela do SBT sobre a ditadura





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim