quarta-feira, 9 de março de 2011

Pepe Vargas

 
 
8 março: dia de reflexão sobre a luta pela igualdade
O mês de março é um momento importante de reflexão sobre a luta pela igualdade entre homens e mulheres. Apesar de toda a trajetória dos movimentos feministas e de muitas conquistas é preciso avançar. As mulheres conquistaram, por exemplo, o mercado de trabalho. No entanto, isso gerou para elas a dupla jornada. Além de trabalhar fora fazem o trabalho doméstico, pois não a divisão de tarefas com os homens e ainda recebem cerca de 30% a menos do que eles, desempenhando as mesmas funções.
Outro exemplo é a violência sofrida pelas mulheres. A cada dois minutos cinco mulheres são vítimas de violência física no Brasil, praticada pelos seus namorados e maridos, que se acham donos de suas vidas e suas vontades.
Diante disso, reafirmamos que o dia 08 de março na é apenas de comemoração, mas, sobretudo, de luta e de olhar crítico para atual situação de opressão que as mulheres vivem na sociedade. 
Chega de violência contra as mulheres!

Pesquisa recente realizada no Brasil traz um dado alarmante: a cada 2 minutos, cinco mulheres são violentamente agredidas. Isso significa que 7,2 milhões de mulheres, com mais de 15 anos, já sofreram algum tipo de agressão. A pesquisa mostra também, que os agressores repetem com frequência essa violência, o que demonstra ser um padrão de comportamento, que deve ser abolido de nossa sociedade.

Confira aqui o teor da pesquisa.

Não se cale frente à violência contra as mulheres! Ligue 180, e denuncie!  
“Enquanto mulheres receberem salários baixos e sofrerem assédio nos ambientes de trabalho; enquanto mulheres forem vítimas de violência doméstica ou na sociedade; enquanto vozes medievais negarem os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres; não haverá democracia de gênero e a luta feminista precisará ser reafirmada”.

Pepe Vargas – deputado federal PT/RS
Mais mulheres na política, mais política para as mulheres!

A eleição da primeira presidenta da República representa uma quebra de barreiras na participação feminina nos espaços públicos. Ter uma mulher no principal cargo político do país representa ter olhares voltados às políticas de superação da desigualdade. O governo do Estado, com Tarso Genro, também sinaliza avanços em relação às políticas públicas para as mulheres ao criar a Secretaria de Mulheres. Assim, os governos federal, estadual e o mandato do deputado federal Pepe Vargas trabalham juntos para continuar melhorando a vida das mulheres.
 
Movimento de Mulheres no Brasil: uma luta atual!

Diferente do que muitos pensam, o movimento de mulheres continua organizado e pautando suas lutas. No Brasil existem movimentos feministas fortes, e que vão às ruas exigir seus direitos e mostrar sua indignação!
Marcha Mundial das Mulheres

Movimento feminista internacional, existente em cerca de 150 países. Surgiu no ano de 2000, com uma grande campanha mundial pelo fim da pobreza e da violência contra as mulheres. Ano passado, foi realizada sua 3ª Ação Internacional, que ocorre a cada cinco anos. No Brasil, três mil mulheres marcharam durante 10 dias, da cidade de Campinas a São Paulo, buscando dar visibilidade à luta e às reivindicações das mulheres, sob o lema “Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres”.
 
Marcha das Margaridas

Organizada pelas mulheres trabalhadoras rurais, tem como principais pautas de luta o combate à fome, pobreza e à violência de gênero. Teve sua primeira manifestação também no ano de 2000, onde reuniu cerca de 20 mil mulheres em Brasília. Esse ano ocorrerá nos dias 16 e 17 de agosto, e pretende reunir 100 mil mulheres, sob o lema “2011 razões para marchar por desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade”.
 Pepe trabalha pela superação das desigualdades

Escolas de educação infantil
Pepe apoia a construção de escolas de educação infantil (creches). Para as mulheres trabalharem fora de casa esta é uma medida importante. As escolas beneficiam as mulheres, homens e crianças.

Independência Trabalho e Renda
Desenvolver uma política que garanta trabalho e renda para as mulheres tem sido uma das prioridades do mandato de Pepe. Através da inclusão no mercado de trabalho e fortalecendo os direitos das trabalhadoras, garantimos autonomia econômica e qualidade de vida para as mulheres. Por isso, Pepe tem trabalhado pelos empreendimentos gerenciados pelas mulheres, como a Economia Solidária e o apoio ao Empreendedor Individual – entre as profissões que passam a ter benefícios muitas são desenvolvidas por mulheres.

Basta de violência contra a mulher
A construção de Casas de Apoio para mulheres vítimas de violência e Centros de Referência são algumas das medidas que tem o apoio de Pepe.

Igualdade e dignidade
As mulheres podem comemorar muitas vitórias. Mas é preciso ampliar as políticas geradoras de igualdade, garantindo direitos de demandas individuais, fim de discriminação e ações que favoreçam todas as mulheres, como a igualdade salarial.

Saúde
Fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Programa de Atenção à Saúde da Mulher. Criar mais políticas de prevenção e organização de serviços públicos que beneficiem o atendimento às mulheres.
 
 
Gabinete Regional
Av. Júlio de Castilhos, 3658 - CEP 95010-002 - Bairro Cinquentenário, Caxias do Sul, RS - Tel.:(54) 3025.1301


Gabinete Nacional
Câmara dos deputados, Anexo IV, gabinete 545 - CEP 70160-900, Brasília, DF - Tel.:(61)3215.5545 / Fax:(61)3215.2545 - dep.pepevargas@camara.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim