quinta-feira, 10 de março de 2011

Encontros com o Professor

Encontros com o professor  

 




João Gilberto Noll


Ian Ramil

Data: 17/3/2011 - 19h30min
Local: StudioClio
(José do Patrocínio, 698)
Distribuição de senhas a partir das 19h
Entrada Franca!


Visite nosso site!


 
 
 
Na próxima quinta-feira, dia  17 de março,  Ostermann recebe  o escritor João Gilberto Noll para o primeiro Encontros de 2011. Na canja musical, Ian Ramil. É quinta que vem, às 19h30min, no StudioClio. Até lá!
 
 

Saiba um pouco mais
 João Gilberto Noll nasceu em Porto Alegre em 1946. Aos 21 anos, ingressou no curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que abandonou dois anos depois ao mudar-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como jornalista na Folha da Manhã e na Última Hora. Em 1970, publicou seu primeiro conto na antologia Roda de Fogo, organizada por Carlos Jorge Appel. Naquele mesmo ano, transferiu-se para São Paulo, para trabalhar como revisor na Companhia Editora Nacional.
No ano seguinte, retornou ao Rio onde escreveu sobre literatura, teatro e música no jornal Última Hora. Nessa época retomou o Curso de Letras na Faculdade Notre Dame, que concluiu em 1979, e passou a lecionar no Curso de Comunicação na PUC do Rio.
Em 1980, publicou seu primeiro livro, O Cego e a Dançarina, pelo qual recebeu os prêmios Revelação do Ano da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e Ficção do Ano do Instituto Nacional do Livro, além do Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro.
O segundo livro, A Fúria do Corpo, foi publicado em 1982 e, no ano seguinte, Noll conquistou uma bolsa de estudos do Programa de Escritores da Universidade de Yowa, EUA.
Nos anos1980, Noll publicou os romances Bandoleiros, Rastros de Verão, A Céu Aberto - que lhe rendeu seu segundo Premio Jabuti – e Hotel Atlântico.
Já de volta a Porto Alegre, na década seguinte, publicou O Quieto Animal da Esquina, Contos e Romances Reunidos, Canoas e Marolas e Harmada, pelo qual recebeu seu terceiro Prêmio Jabuti. Na Inglaterra, foram publicadas as versões em Inglês de Hotel Atlântico e Harmada.
De 2000 a 2003 o romancista escreveu microcontos semanais na coluna Relâmpagos, do caderno Ilustrada, da Folha de S. Paulo. Os textos foram publicados no final do período em um livro sob o título de Mínimos Múltiplos Comuns, pelo qual recebeu, no ano seguinte, o Prêmio de Melhor Ficção da Academia Brasileira de Letras e o Jabuti de melhor capa.
Em 2006 foi lançado A Máquina do Ser que ganhou o prêmio de melhor livro de contos do ano pela APCA, em 2007, e o Prêmio Bravo! Prime, de melhor livro do ano, conferido pela Revista Bravo. Dois anos mais tarde, saiu Acenos e Afagos, que ficou em segundo lugar no Prêmio Portugal Telecom e ganhou o Fato Literário de 2009. Em 2010, lançou seu mais recente livro, Anjo das Ondas.

Canja musical
Ian Ramil
nasceu em Porto Alegre , em 1985. É compositor, cantor e ator. Nascido numa família de músicos, começou a tocar violão e a cantar ainda criança. Como músico, participou das gravações do disco infantil Pé de Pilão e compôs a trilha sonora do espetáculo Meu Casamento com Mamãe. Apresentou suas canções pela primeira vez com um grupo de amigos e parceiros no espetáculo Descoletivo.
Recentemente apresentou o primeiro show individual em Porto Alegre , no Teatro de Câmara, e no Rio de Janeiro, no CCC, Centro Cultural Carioca, acompanhado dos músicos Felipe Zancanaro e Thiago Ramil.
Nas artes dramáticas, Ian começou no teatro, tendo estudado no DAD, Departamento de Artes Dramáticas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e no TEPA, Teatro Escola de Porto Alegre.
Como ator, participou dos espetáculos de teatro Um, dois, três de Oliveira quatro, Tá, e aí?, Bailei na Curva e da opereta infantil Pé de Pilão. Ainda no teatro, dirigiu Peru, NY – A Morte de Steven Adnoff Por Quem Não o Conhecia.
Na televisão protagonizou as séries Tô Frito, na MTV e na TV Bandeirantes, e Quatro Destinos, na RBSTV. No cinema atuou em Quarto de Espera, Dor de Cabeça, Infarto e Netto e o Domador de Cavalos e em outras 20 produções .
Ian se prepara para gravar seu primeiro disco, para a reestreia do espetáculo Peru, NY e para reviver o personagem principal da série Tô Frito, que ganhará uma continuação.
 
 
 


Agradecimentos
PatrocínioApoiadores
Realização



 

 
RADIOATIVA 
  
TRINO 
  
VÉRTICE 
  
SALTON 
 

 
Financiamento
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim