quinta-feira, 3 de março de 2011

Comissão Especial

Sossella: Comissão Especial dos municípios sem asfalto será instalada amanhã
 
 
Ocorrerá às 17h de amanhã, 1º de março, no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha, a instalação da Comissão Especial destinada a discutir os municípios sem ligação asfáltica. O deputado Gilmar Sossella (PDT), autor do requerimento protocolado em 1º de fevereiro, deverá ser eleito para liderar a Comissão.
 
O objetivo do parlamentar ao propor a Comissão Especial é acompanhar os investimentos estaduais na construção de acessos para os 103 municípios gaúchos que não possuem ligação pavimentada. “Queremos manter aceso o debate e auxiliar os municípios e o governo do Estado na busca de alternativas para viabilizar o mais rápido possível estas obras”, explica.
 
Com as discussões promovidas em reuniões com os órgãos estatais, BNDES e Bird, em audiências públicas e visitas, a Comissão pretende levar ao governo do Estado o diagnóstico de cada município sem asfalto e auxiliar o Executivo na busca pelos recursos necessários.
 
A construção dos acessos asfálticos, ressalta, é fundamental para o desenvolvimento econômico e social de maneira harmônica no Estado. “Estudos comprovam que, com o acesso facilitado entre os municípios, a economia cresce. Melhora não só o deslocamento da população, mas o acesso à saúde, o escoamento da produção e a instalação de empresas e indústrias nas cidades, assim como diminuem os riscos de acidentes por melhorar a visibilidade e as condições de viagem”, ressalta.
 
Em 2008, o parlamentar presidiu na Assembleia Legislativa a Comissão Especial para analisar a ligação asfáltica entre os municípios gaúchos. Na época, 118 não possuíam acesso pavimentado, o equivalente a 24% do território. A luta de Sossella pelo fortalecimento dos municípios, no entanto, começou em 2003, quando foi eleito para presidir a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
 
Ex-prefeito de Tapejara, município que administrou por dois mandatos, conhece a expectativa das pessoas para progredir e garantir a permanência de investimentos e da própria população em suas cidades. “Nosso compromisso continua até que 100% dos nossos municípios disponham de ligação asfáltica”, garante.
 
 
Comissões Especiais
 
As Comissões Especiais têm o propósito de apreciar um fato de relevância que tenha caráter emergencial e específico. A duração é de 120 dias e, ao final, é elaborado um relatório com as discussões e os encaminhamentos do grupo.
 
Mariane Selli
Jornalista – Reg. prof. 14.163
Gabinete Gilmar Sossella
(51) 3210.1290 / (51) 9518.3332
www.gilmarsossella.com.br
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim