quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Secretario aprova trabalho policial

Secretário Airton Michels aprova trabalho policial em São Borja22/02/2011 18:36

Durante as atividades de interiorização do Governo do Estado, em São Borja, o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, visitou a delegacia de polícia e o quartel da Brigada Militar. Acompanhado do chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior, e do comandante-geral da BM, coronel Sérgio Abreu, o secretário conheceu as instalações das duas instituições e constatou os resultados obtidos a partir de procedimentos de qualificação das atividades.
Airton Michels declarou que o baixo índice de crimes demonstra uma situação sob controle em São Borja. Para o secretário, tanto a Brigada como a Polícia atuam de forma lógica e racional. “Por causa desse trabalho eficaz, as forças de segurança têm o respeito e o apoio das comunidades”, ressaltou o secretário.
Polícia Civil
A Central de Polícia de São Borja funciona no antigo prédio do Fórum local, onde estão localizadas a 1ª e a 2ª Delegacias de Polícia. A Central conta também com um posto para mulher e com um posto do Departamento de Identificação do IGP, com um papiloscopista. Por iniciativa do delegado Gerri Adriani Mendes, há uma triagem inicial no atendimento, que encaminha as pessoas para o setor adequado à sua necessidade.
O registro de ocorrências é feito por estagiários supervisionados por um policial. Essa medida possibilita que um número maior de agentes posa se dedicar às investigações.
Os suspeitos detidos são conduzidos por uma passagem externa, sem nenhum contato com vítimas. Há também uma sala com vidro espelhado para que o reconhecimento possa ser feito sem oferecer riscos para as testemunhas.
Na visita, o chefe de Polícia disse ficou satisfeito com atuação da corporação em São Borja, por estar fazendo um bom trabalho. Na opinião do delegado Ranolfo Vieira Júnior, o que chama mais atenção é o fluxograma interno, capaz de qualificar o atendimento à população. “Isso é um exemplo de inteligência operacional”, observou.
Brigada Militar
Na parte da Brigada Militar, o 2º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (2º BPAF), comandado pelo major Edson Damião de Melo Ribas, abranje os municípios de São Borja, Garruchos, Itaqui e Maçarambá, em uma área de 9 mil quilômetros quadrados, com 255 quilômetros ao longo do Rio Uruguai, na fronteira com a Argentina. É subordinado ao Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Fronteira-Oeste (CRPO-Fronteira-Oeste), este com sede em Sant’Ana do Livramento.
O 2º BPAF é responsável pelo policiamento ostensivo nas áreas urbanas e rurais dos quatro municípios, além de patrulhamento com barcos no Rio Uruguai. Pelo menos 16 operações são realizadas para oferecer mais segurança à população. Algumas delas são específicas a determinados eventos, como carnaval ou volta às aulas, outras para situações como fiscalização de trânsito ou em táxi. Há ainda operações esporádicas para busca de foragidos, armamento ilegal, abigeato ou tráfico de drogas, entre outros itens.
O comandante-geral da Brigada Militar, Sérgio Abreu elogiou o trabalho e as instalações do 2º BPAF em São Borja e região. Para o coronel, é importante haver o trabalho integrado das forças da segurança, partindo do diagnóstico da criminalidade, com planejamento para ações conjuntas. “Todo o trabalho precisa ser feito com inteligência para obtenção de bons resultados”, enfatizou o comandante-geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim