segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ronaldo Deixa o Futebol Profissional

Ronaldo revela hipotireoidismo em despedida:"perdi para o corpo"

14 de Fevereiro de 2011 13:32
Ronaldo revela hipotireoidismo em despedida:"perdi para o corpo"
[+] Aumentar Reuters
Por Tatiana Ramil
SÃO PAULO (Reuters) - A carreira de Ronaldo está encerrada. Aos 34 anos, o maior artilheiro de Copas do Mundo confirmou nesta segunda-feira sua aposentadoria dos gramados, pondo fim a uma das histórias mais vitoriosas do futebol.
"Vim aqui para falar hoje que estou encerrando a minha carreira como jogador profissional", disse o jogador numa concorrida entrevista coletiva no centro de treinamento do Corinthians ao lado dos dois filhos mais velhos e do presidente do clubes, Andrés Sanchez.
"Estou antecipando o fim da minha carreira por alguns motivos importantes. Todos sabem aqui do meu histórico de lesões... e essas dores me fizeram antecipar o fim da minha carreira", acrescentou.
Ronaldo, que ao longo da carreira teve seguidos problemas para controlar o peso, revelou que descobriu há quatro anos ter hipotireoidismo, doença causada por problemas no funcionamento da tireóide.
"Há quatro anos no Milan eu descobri que sofria de um distúrbio que se chama hipotireoidismo, que desacelera o seu metabolismo e que para controlar esse distúrbio eu teria que tomar alguns hormônios que no futebol não é permitido por conta do antidoping", contou.
"Queria fazer esse esclarecimento no último dia da minha carreira."
Ao falar da torcida do Corinthians, Ronaldo não segurou as lágrimas e emocionou-se. Chorando, o atacante pediu desculpas por não ter conseguido realizar o sonho de conquistar a Copa Libertadores e disse que vai continuar indo aos estádios para torcer pelo clube.
"EU PERDI PARA MEU CORPO"
"É muito duro você abandonar algo que te fez tão feliz, que você se doou tanto, que você tem tanto amor, e que poderia ainda seguir, porque mentalmente eu ainda quero muito, mas também tenho que assumir algumas derrotas", disse.
"E eu perdi para o meu corpo. Esse é o momento, farei outras coisas na minha vida, estarei ligado ao Corinthians para sempre", disse.
Três vezes eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa, o atacante decidiu parar antes do final de seu contrato com o Corinthians, no fim deste ano, após a eliminação do time na fase preliminar da Copa Libertadores.
Ronaldo começou a carreira no Cruzeiro e aos 17 anos foi convocado para defender a seleção brasileira que seria campeã do Mundial de 1994.
A partir daí, ganhou a Europa, atuando no holandês PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid e Milan.
Depois de sofrer sérias lesões no joelho, que ameaçaram sua carreira, ele foi artilheiro da Copa de 2002, quando o Brasil levou seu quinto título mundial.
Após nova contusão, quando atuava pelo Milan, Ronaldo voltou ao país para jogar no Corinthians.
O melhor momento dele no clube paulista foi justamente no começo do contrato, o primeiro semestre de 2009, ajudando nas conquistas do Campeonato Paulista e Copa do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim