Muamba testa novidades do
Carnaval 2011 nos dias 25 e 26
A Muamba oficial do Carnaval 2011 acontece nos dias 25 e 26 de fevereiro e terá a participação de 12 escolas de samba no Complexo Cultural Porto Seco (veja os horários abaixo). Divididos em seis escolas por noite, os desfiles começam às 23h30 na sexta-feira e 22h45 no sábado. A entrada é franca e há reforço nas linhas de ônibus para atender aos foliões. Nesses dias funcionará também a venda de ingressos para os desfiles do Grupo Especial, nos dias 4 e 5, e para o desfile das campeãs, no dia 12, sempre a partir das 20h nas bilheterias do Porto Seco. Os ingressos custam R$ 10,00, com desconto de 50% para idosos acima de 60 anos. Crianças até seis anos não pagam. Ainda há ingressos para todas as noites. O desfile do Grupo de Acesso, no dia 6, será gratuito.
Na Muamba, escolas de samba e profissionais envolvidos na folia têm a oportunidade de dar os retoques finais em quesitos como harmonia, evolução e desempenho. A comissão organizadora do Carnaval, composta pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do RS (Aecpars), reunida com Brigada Militar, EPTC e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), checará os últimos detalhes técnicos e de estrutura. Cerca de 700 pessoas estarão envolvidas no ensaio geral. A Muamba é onde a produção do carnaval é testada, como a pista, iluminação, alas das escolas e todo ensaio técnico.
Novidades
A estrutura do sambódromo da capital foi repensada para tornar o evento mais funcional em 2011. Após a introdução das frisas, aqueles camarotes a céu aberto na altura da pista, compactando o desfile, as alterações agora incluem uma rampa e iluminação especial no recuo da bateria. Outra novidade introduzida é a criação de duas zonas de concentração, como acontece no desfile das escolas do Rio de Janeiro.
A idéia central da Prefeitura, organizadora do evento, é oferecer mais conforto para a circulação dos carnavalescos e público, melhorar a visibilidade do desfile e proporcionar mais liberdade para o trabalho da imprensa. Todos estes participantes vem sendo ouvidos pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC) desde as alterações introduzidas em 2009.
A infraestrutura para o desfile das escolas dos grupos Especial e Intermediário acontecerá de 4 a 6 de março e custará R$ 1,5 milhão. A instalação do sistema de energia elétrica custará mais R$ 500 mil.
“Duas áreas de concentração, separadas por divisórias, também aliviarão a dispersão. A escola que estiver saindo da pista não encontrará mais pelo caminho a parte final de outra que se prepara para entrar” informa Joaquim Lucena, coordenador de Manifestações Populares da SMC, Joaquim Lucena.
A rampa com iluminação especial que será instalada no recuo da bateria dará maior visibilidade ao local. Outra melhoria para os camarotes e arquibancadas será a ampliação do bar. Além de mudar de posição, os quatro guichês de pagamento ficarão do lado de fora, facilitando a circulação interna.
O que muda:
Frisas (Minicamarotes na pista):
- Onde era: nos dois lados da pista, cem mesas com oito cadeiras cada;
- Onde ficará: no lado direito, não haverá frisas da concentração até o início da zona dos camarotes. Do lado esquerdo, haverá frisas apenas da concentração até o recuo da bateria; num total de 30.
1ª Cabine de Jurados:
- Onde era: bem no começo do desfile;
- Onde ficará: avançará 72 metros;
Posto do Locutor do Evento:
- Onde era: na parte superior, ao lado do camarote da AECPARS;
- Onde ficará: no mesmo nível da pista;
Bar:
- Onde era: na área dos camarotes, lado direito do desfile;
- Onde ficará: próximo da dispersão, ampliado, com quatro guichês de venda no lado externo;
Recuo da Bateria:
- Onde era: em frente dos jurados;
- Onde ficará: no mesmo lugar, agora com rampa para a bateria e iluminação especial;
A idéia central da Prefeitura, organizadora do evento, é oferecer mais conforto para a circulação dos carnavalescos e público, melhorar a visibilidade do desfile e proporcionar mais liberdade para o trabalho da imprensa. Todos estes participantes vem sendo ouvidos pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC) desde as alterações introduzidas em 2009.
A infraestrutura para o desfile das escolas dos grupos Especial e Intermediário acontecerá de 4 a 6 de março e custará R$ 1,5 milhão. A instalação do sistema de energia elétrica custará mais R$ 500 mil.
“Duas áreas de concentração, separadas por divisórias, também aliviarão a dispersão. A escola que estiver saindo da pista não encontrará mais pelo caminho a parte final de outra que se prepara para entrar” informa Joaquim Lucena, coordenador de Manifestações Populares da SMC, Joaquim Lucena.
A rampa com iluminação especial que será instalada no recuo da bateria dará maior visibilidade ao local. Outra melhoria para os camarotes e arquibancadas será a ampliação do bar. Além de mudar de posição, os quatro guichês de pagamento ficarão do lado de fora, facilitando a circulação interna.
O que muda:
Frisas (Minicamarotes na pista):
- Onde era: nos dois lados da pista, cem mesas com oito cadeiras cada;
- Onde ficará: no lado direito, não haverá frisas da concentração até o início da zona dos camarotes. Do lado esquerdo, haverá frisas apenas da concentração até o recuo da bateria; num total de 30.
1ª Cabine de Jurados:
- Onde era: bem no começo do desfile;
- Onde ficará: avançará 72 metros;
Posto do Locutor do Evento:
- Onde era: na parte superior, ao lado do camarote da AECPARS;
- Onde ficará: no mesmo nível da pista;
Bar:
- Onde era: na área dos camarotes, lado direito do desfile;
- Onde ficará: próximo da dispersão, ampliado, com quatro guichês de venda no lado externo;
Recuo da Bateria:
- Onde era: em frente dos jurados;
- Onde ficará: no mesmo lugar, agora com rampa para a bateria e iluminação especial;
Concentração:
- Onde era: a pré-concentração e concentração ficavam no mesmo lugar, com as escolas em fila;
- Onde ficará: no mesmo local, duas áreas isoladas por muro, uma ao lado da outra;
- As instalações de Bombeiros, DMLU e Posto de Saúde serão relocalizadas.
- Onde era: a pré-concentração e concentração ficavam no mesmo lugar, com as escolas em fila;
- Onde ficará: no mesmo local, duas áreas isoladas por muro, uma ao lado da outra;
- As instalações de Bombeiros, DMLU e Posto de Saúde serão relocalizadas.
MUAMBA OFICIAL/2011 – PORTO SECO
25 e 26/2 (Sexta e Sábado)
GRUPO ESPECIAL
HORÁRIO DE DESFILES – 25/2 – SEXTA-FEIRA
ESCOLAS CONCENT. INÍCIO TÉRMINO
1) ACADEMIA DE SAMBA PRAIANA 22h30 23h30 00h30
2) IMPÉRIO DA ZONA NORTE 23h40 00h40 01h40
3) BAMBAS DA ORGIA 00h50 01h50 02h50
4) UNIÃO DA VILA DO IAPI 02h00 03h00 04h00
5) ACADÊMICOS DE GRAVATAÍ 03h10 04h10 05h10
6) EMBAIXADORES DO RITMO 04h20 05h20 06h20
HORÁRIO DE DESFILES – 26/2 – SÁBADO
ESCOLAS CONCENT INÍCIO TÉRMINO
1) IMPÉRIO DO SOL 21h45 22h45 23h45
2) IMPERADORES DO SAMBA 22h55 23h55 00h55
3) IMPERATRIZ DONA LEOPOLDINA 00h05 01h05 02h05
4) UNIDOS DE VILA ISABEL 01h15 02h15 03h15
5) ACADEMIA DE SAMBA PURO 02h25 03h25 04h25
6) ESTADO MAIOR DA RESTINGA 03h35 04h35 05h35
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