sábado, 22 de janeiro de 2011

Sindicato dos Jornalistas

Desembargador é o convidado do Bate-papo Jornalístico
Responsabilidade legal e social do jornalista. Esse é o tema que o desembargador e jornalista diplomado Túlio de Oliveira Martins vai abordar no primeiro Bate-papo Jornalístico do ano promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, através da Delegacia Regional do Vale do Sinos. A atividade acontece no próximo dia 27, às 14h, no jornal DC do Grupo Editorial Sinos - rua Domingos Martins, 400, Centro de Canoas. O encontro, com entrada franca, é aberto a jornalistas e estudantes interessados. Mais informações podem ser obitdas pelos telefones 8114-1710 ou 3589-7606, pela manhã.

A ideia é mostrar quais são limites do profissional em uma cobertura jornalística, levando em conta o vácuo jurídico em que o Brasil se encontra após o fim da Lei de Imprensa, extinta em 2009 pelo Supremo Tribunal Federal (STF). "’Sem uma lei específica, os profissionais e até mesmo as empresas de comunicação acabam aplicando a censura prévia, para evitar processos", aponta o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, José Maria Rodrigues Nunes.

O Bate-papo, que chega ao sexto ano consecutivo, traz algumas inovações. Segundo a delegada regional Clarissa Colares, os eventos vão ocorrer em diferentes cidades atendidas pela regional. A proposta inclui também a realização desses debates nas redações de veículos. "Queremos ampliar a participação da categoria nesses encontros e receber sugestões de temas para futuros debates", explica Clarissa.

Saiba mais sobre Túlio de Oliveira Martins
Foto: Paulo Azambuja


Juiz de Direito de carreira, nascido em Canoas, formado em Direito e Jornalismo pela UFRGS. Exerceu o Jornalismo no Ministério da Educação, Radiobrás, Secretaria de Educação e Cultura, TV Educativa e Rádio e Televisão Gaúcha. Foi integrante do Conselho de Comunicação Social do TJ em diversas gestões e, ao longo de dez anos, foi diretor de comunicação social da Ajuris, função à qual retornou em 2008. Apresentou o Jornal do Judiciário, do Tribunal de Justiça, o programa Justiça, da Faculdade de Direito da PUCRS, e o programa Sala de Audiência, da Ajuris. Participa como convidado no Guerrilheiros da Notícia desde 2002 e mantém coluna semanal no jornal O Sul. É professor universitário e professor da Escola Superior da Magistratura. Ingressou na Magistratura em 1990, sendo designado par a a comarca de Augusto Pestana. Ao longo de 1991 integrou o projeto Júri Agilizar, da Egrégia Corregedoria-Geral da Justiça na Comarca de Cruz Alta. Foi promovido para Alvorada, onde foi titular da Segunda Vara Judicial. Em Porto Alegre, foi juiz do plantão do Foro Central, Turma Recursal Criminal, Segunda Turma Recursal Cível e, posteriormente, passou a exercer as funções de Juiz-Corregedor. Em 1998 classificou-se no segundo juizado da Primeira Vara dos Feitos da Fazenda Pública, sendo que em 2000 foi convocado para atuar junto ao Tribunal de Justiça. Promovido a Desembargador em 2008, nessa Corte integrou diversas câmaras especiais, além das Segunda, Terceira, Décima, Décima-primeira, Décima-Terceira, Vigésima-Primeira e Décima Câmaras Cíveis. Foi presidente do Conselho de Comunicação Social do TJ/RS no biênio 2010/2012 .

Serviço
O quê: Bate-papo Jornalístico no Vale do Sinos
Onde: Jornal DC - rua Domingos Martins, 400, Centro de Canoas
Quando: 27 de janeiro, quinta-feira, 14h.
Promoção da ColetivaEAC no Twitter vai dar 50% de desconto nos cursos de verão
Uma promoção da ColetivaEAC vai facilitar a vida dos profissionais interessados em aproveitar o período de férias para aperfeiçoar conhecimentos. A escola sorteará seis bolsas de estudos com 50% de desconto entre seus seguidores no Twitter - @ColetivaEAC.

Para participar, é necessário dar RT na mensagem "Quero pagar meia nos cursos de verão da ColetivaEAC! O bronzeado sai, o conhecimento fica: http://migre.me/3IxCr". Na manhã de segunda-feira, 24, serão revelados os ganhadores, que poderão se inscrever em apenas um dos cursos oferecidos - Assessoria de Imprensa, Branding / Gestão Estratégica da Marca e Estratégia Empresarial para Assessores de Comunicação. As aulas acontecem na sede da Esade Cidade Baixa, em Porto Alegre. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 51-3331-5278 ou http://www.coletivaeac.com.br/.
Curso 'A Pauta na TV' está com inscrições abertas
A Escola de Comunicação do portal Comunique-se está com inscrições abertas para o curso 'A Pauta na TV', sobre o processo de produção de pauta para telejornais e programas segmentados. O ministrante será Sílvio Henrique Barbosa, doutor em Comunicação e mestre em Filosofia do Direito pela Universidade de São Paulo, editor-executivo do Jornal da Gazeta, de São Paulo. A atividade acontece no dia 31 de janeiro, das 20h às 23h, no sistema online, com investimento de R$ 90. As inscrições podem ser feitas conforme instruções publicadas em www.escoladecomunicacao.com.br/conteudo/teor.asp?id_curso=1053.
Uneb abre concurso para professor de comunicação social
A Universidade do Estado da Bahia lançou edital para concurso público destinado a selecionar 38 cargos que estão atualmente vagos para o cargo de professor adjunto nível A, em regime de dedicação exclusiva. Há uma vaga para professor de Comunicação Social com salário de R$ 6.544,31, para graduados em Comunicação Social com doutorado na área. As inscrições poderá ser feitas até 14 de fevereiro pelo site http://www.concursodocente.uneb.br/.


Assessoria de Imprensa
Marcio de Almeida Bueno (Mtb 9669)
http://br.mc1123.mail.yahoo.com/mc/compose?to=web@jornalistasrs.org
www.twitter.com/jornalistasrs

• Antes de imprimir este email, lembre-se da Amazônia •
Sindicato dos Jornalistas - RS respeita a sua privacidade e é contra o SPAM na rede.

Se não desejar mais receber o boletim eletrônico, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim