segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Procissão de Navegantes

Procissão de Navegantes terá novo roteiro no dia 2
As procissões fluvial e terrestre de Nossa Senhora dos Navegantes completa 136 edições com novo roteiro no próximo dia 2 de fevereiro em Porto Alegre, reunindo um público que mistura fiéis, remadores veteranos, representantes de clubes náuticos, esportistas e ilhéus.
Há mais de um século a festa mobiliza a comunidade, sendo a Procissão o ponto culminante da participação popular.


Em razão da cedência do antigo Parque Náutico do Estado à Brigada Militar pela administação estadual anterior, o roteiro da procissão será alterado parcialmente. O local de desembarque foi transferido para o píer da Colônia Z-5 de Pescadores da Ilha da Pintada, onde ocorrerá missa campal, feira de artesanato e apresentações culturais. No local, também será disponibilizada uma praça de alimentação com comida típica ribeirinha, como os tradicionais bolinhos de peixe e  peixe na taquara. Segundo o coordenador da comissão da Festa de Navegantes, Orval Maia, a expectativa é que mais de 150 embarcações participem da procissão fluvial.

Patrimônio da Cidade
A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes foi reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Porto Alegre. A Administração Municipal se sente honrada em ter encaminhado processo nesse sentido ao Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural, homologado em janeiro de 2010. A Celebração da festa faz parte dos saberes, formas de expressão e lugares significativos para a preservação da memória cultural da capital.

 Cronograma

8h - Celebração e benção das famílias na Capela Navegantes do Estaleiro Mabilde;

9h - Embarque da imagem em frente ao Estaleiro Mabilde e saída da procissão em direção ao Gasômetro para embarque de convidados;

9h30 - Embarque dos convidados, munidos de passaporte, na embarcação Noiva do Caí II;

9h45 - Saída da procissão em direção a Ponte Móvel do Guaíba, retornando até a Ilha da Pintada onde ocorrem as atividades religiosas e culturais;

11h - Início das atividades na Ilha da Pintada (Missa Campal, Feira de Artesanato e shows culturais);

Será disponibilizada praça de alimentação no local, com o tradicional peixe na taquara - participação por adesão.

Realização:
Comissão Organizadora Pró-retorno da Imagem Oficial de Nossa Senhora dos Navegantes; Prefeitura Municipal de Porto Alegre; Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.

Apoio:
Supermercados Asuns, Georges Pastel, Coopeixe, DMAE, Afrosol, Camp, Gabinete do Vereador Mauro Zacher, Clubes Náuticos, Remadores Veteranos e comunidade das Ilhas.



Marcelo Oliveira da Silva
Coordenador de Comunicação
Secretaria da Cultura de Porto Alegre
+55 (51) 3289.8020
       (51) 8188.9291

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim