segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Nome de Rodovia

 
Na última quarta-feira (04/01), o governador Tarso Genro transformou na Lei 13.650 o PL 242/10, de autoria do deputado Francisco Appio . A nova Lei denomina RODOVIA ARCHIMEDES ALMEIDA a RS461, trecho compreendido entre os municípios de Lagoa Vermelha e Capão Bonito do Sul.
 
O parlamentar presta homenagem ao advogado e homem público que muito fez pelo Rio Grande do Sul e pelo Brasil.
 
Appio lembra que Archimedes foi quem assinou a primeira petição em defesa dos sócios minoritários do Sulbrasileiro, em liquidação pela União, há 24 anos. Também foi diretor do Banco do Estado do Rio Grande do Sul e teve uma eficiente administração, destacando-se na formatação da Fundação BANRISUL. Fez parte da Comissão especial que fundou o Banco Central. 

Eunice Castelano, viúva do Dr. Archimedes vai  publicar a biografia do advogado, no jornal FOLHA DO NORDESTE de Lagoa Vermelha, nas próximas edições, conforme comunicação feita ao deputado Francisco Appio . Eunice agradeceu em nome da família e da comunidade lagoense a homenagem prestada pelo parlamentar com a iniciativa da Lei 13.650.


JUSTIFICATIVA - A presente proposta objetiva denominar “Rodovia Archimedes Almeida” a RS-461, trecho compreendido entre os Municípios de Lagoa Vermelha e Capão Bonito do Sul. 
Trata-se de uma justa homenagem a um dos maiores advogados do nosso Estado, nascido em 29 de dezembro de 1926, na cidade de Vacaria-RS, filho de Plauto de Almeida e Carlinda da Silva Almeida. Viúvo de Isa Prates Castellano de Almeida, com quem contraiu núpcias em 21 de fevereiro de 1948. 
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, diplomado em 1951 pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1ª Turma). 
Fundador do Centro Acadêmico Maurício Cardoso, tendo sido seu primeiro Secretário. 
Advogado militante. Iniciou as atividades forenses como acadêmico, tendo feito o primeiro júri em janeiro de 1948, em Lagoa Vermelha.  
Foi Secretário Municipal da Prefeitura de Lagoa Vermelha e vereador em duas legislaturas na Câmara Municipal e também Vice-Presidente do Diretório Regional do Partido Democrata Cristão (1962-1963). 
Exerceu o cargo de Vice-Presidente do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, gestão na qual foi instalada a Fundação Banrisul e estabelecida a participação dos funcionários no lucro do Banco. 
Ocupou funções de conselheiro da Cia. Riograndense de Telecomunicações; Conselheiro da Cia. Estadual de Energia Elétrica, representante do Estado do RS junto à Cia. Aços Finos Piratini; membro da Comissão Consultiva Bancária do Conselho Monetário Nacional; Membro da Comissão de Reforma Bancária no Congresso de Bancos (Bahia-1963), oportunidade em que esta opinou pela criação do Banco Central do Brasil; Presidente da Associação Gaúcha das Companhias de Crédito, Financiamento e Investimentos; Diretor do Banco Meridional S/A; Diretor da Companhia Regional de Financiamento e Crédito; Guest da Delegação Brasileira na Reunião do Fundo Monetário Internacional (Rio de Janeiro) e exerceu funções de assessor junto ao Governador Synval Guazzelli (4 anos) em seu primeiro mandato. 
Na militância de sua atividade profissional de advogado, foi integrante do grupo de advogados fundadores da Subseção de Lagoa Vermelha da OAB; membro efetivo do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul; Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Rio Grande do Sul, tendo sido Vice-Presidente do egrégio Conselho por 8 anos; Diretor da Escola Osvaldo Vergara de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais; agraciado com a Medalha Osvaldo Vergara e com a Comenda de Advogado Emérito, em sessão solene de 15 de agosto de 2001, pelo Instituto dos Advogados; sócio fundador do IEJUR – Instituto de Estudos Jurídicos de Atividade Rural e recebeu o Diploma de Advogado Jubilado conferido pelo Conselho Seccional do Rio Grande do Sul. 
Destacou-se também quando assinou a primeira petição em defesa dos interesses dos sócios minoritários do Sulbrasileiro, quando de sua liquidação pela União, há 24 anos. 
Tendo praticamente toda sua vida ligada a Lagoa Vermelha, este projeto visa prestar justa homenagem a este notável advogado e homem público que deixou esta dimensão terrestre no último dia 05 de outubro, mas ficará eternamente gravado na memória de todos pelo seu exemplo de vida, dedicação profissional e no desenvolvimento do nosso Estado e País. 
      Sala das Sessões - Deputado Francisco Appio



Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim