segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Lixo Plástico

A maioria dos problemas causados pelas chuvas é decorrência dos desmatamentos de encostas e falta de saneamento adequado do lixo urbano. O acumulo de lixo não degradável (plásticos, borrachas, vidros e metais) aumentou o entulho no leito dos rios e rede cloacal. O uso indiscriminado do plástico quintuplicou nos últimos 10 anos, substituindo sacolas, garrafas e utensílios domésticos. As garrafas pet, jogadas fora, provocam entupimento de canos de esgoto e dos riachos, causando alagamentos. Com baixo índice de reciclagem (elevado custo para a lavagem química das garrafas), não estão sendo reaproveitadas, havendo pouco interesse nas coletas de lixo seletivo.

Interessado em soluções adotadas em outros países, o deputado Francisco Appio participou do Seminário Internacional de Gestão Pública, na cidade portuguesa de Évora. Realizado pela Universidade daquele país, ao sul de Portugal e perto da fronteira com a Espanha, o Seminário reuniu prefeitos, deputados e senadores de várias partes do mundo, com exibição de projetos, debates e verificação in loco das soluções.

A cidade portuguesa de Évora (Patrimônio Histórico da Humanidade) adotou o gerenciamento comunitário do lixo. O lixo reciclável (plástico, papel, madeira e vidro), por exemplo, acondicionado em sacolas especiais, geram bônus para descontos no IPTU, de acordo com a quantidade e qualidade.

Dutos com sucção transportam o lixo orgânico para centrais de decomposição. Mas o programa prevê bônus para quem fizer a decomposição no quintal de sua casa.

Grande produtora de vinhos na região de ALENTEJO, Évora é conhecida mundialmente pela produção de cortiça. A corticeira precisa de 15 anos para começar a produzir a casca, que de 7 em 7 anos é extraída para a fabricação de rolhas (vinho e champanhe), objetos de decoração e artesanato.


As últimas notícias/opiniões no www.twitter.com/franciscoappio

POSTO FISCAL do Passo do Socorro deveria ser restaurado. Caminhoneiros queixam-se com razão, o asfalto esta péssimo, mesmo pagando pedágios.
FRENTE PARLAMENTAR Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágios continua em 2011 ou será que acabou? As concessionárias não largam o osso.
MOTORISTA DE TÁXI de Portugal não é obrigado a usar cinto de segurança. Coisa de português? Não, prudência para reagir em caso de assalto.
CHUVAS interrompem a colheita de maçã nos Campos de Cima da Serra. Está em www.appio.com.br com a publicação A MAÇÃ NA MERENDA ESCOLAR.


Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim