terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A Hemodiálise

Desde a primeira máquina de hemodiálise (doada pela Fundação Banco do Brasil) no início da década de 90, a Associação dos Renais Crônicos de Vacaria (fundada pela senhora Alice Monteiro) cresceu, modernizou, mas não está consolidada. Siga-me na rota das preocupações dos renais e seus familiares.

A HEMODIÁLISE, que dá sobrevida aos pacientes e prepara-os para os transplantes, é possível com as máquinas modernas, a maioria importadas, que requerem manutenção periódica e substituição a cada oito anos. Grande parte das 21 máquinas em funcionamento no Hospital Nossa Senhora da Oliveira devem ser substituídas até o próximo ano.

Dezenove máquinas foram adquiridas com a Emenda Parlamentar de Francisco Appio (Deputado Federal em 2003), bem como equipamentos complementares.

Uma nova Emenda Parlamentar de mais de 1 milhão de reais é necessária para viabilizar a substituição, mas até agora nenhum deputado federal eleito pela região se comprometeu com o desafio.

Para Francisco Appio , que está encerrando sua vida parlamentar, a comunidade deve mobilizar-se e exigir daqueles que aqui foram votados uma parcela dos recursos, via Emendas individuais ou Emenda Coletiva da Bancada Gaúcha. CIC, CDL, Câmara de Vereadores e Prefeituras devem priorizar este projeto, através da Consulta Popular.

Sem mandato, Appio compromete-se a continuar defendendo o projeto, através da Associação dos Renais Crônicos, da qual é Presidente de Honra. A entidade tem sede própria no Bairro Santa Terezinha (Rua Luiz Marcantonio número 4, fone 3232.5946), em terreno doado pela Prefeitura, construída com recursos de Emenda Parlamentar de Francisco Appio .  A Associação presta apoio jurídico e assistencial às famílias dos 76 pacientes de Hemodiálise, oriundos de Vacaria e dos municípios do Entorno.

“A mobilização comunitária é importante e decisiva”, lembra Francisco Appio , citando dois exemplos recentes da parceria com a iniciativa privada. A nova UTI (500 mil reais - recursos privados) e o novo BLOCO CIRÚRGICO (1 milhão e 200  reais) do Orçamento do Estado (Emenda Francisco Appio ).

“O QUE MAIS LAMENTO AO PERDER O MANDATO PARLAMENTAR É O FATO DE NÃO PODER APOIAR OS RENAIS CRÔNICOS COMO FIZ NESTES VINTE ANOS”, lamentou Francisco Appio , ao visitar a Divisão de Hemodiálise do Hospital Nossa Senhora da Oliveira, que ajudou a montar.

Veja mais sobre a Hemodiálise em Vacaria, acessando o link da HEMODIÁLISE no site www.appio.com.br


Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim