sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Fotografia Digital

Fotografia digital pode auxiliar em investigações periciais 13/01/2011 10:44

Um software que permite que a cena de um crime seja preservada para investigações, a partir de uma fotografia digital, foi apresentado à direção do Instituto-Geral de Perícias e a profissionais de diversas áreas do IGP nesta quarta-feira (12). O MID – Monocomparador de Imagem Digital, tecnologia criada na Universidade Federal do RS – UFRGS, é capaz de obter medidas através de cenas fotográficas.
Conforme o professor Mário Reiss, do curso de Engenharia Cartográfica, o programa possibilita o estabelecimento de coordenadas tridimensionais de objetos que integram duas fotografias digitais, obtidas de uma câmera, focalizando a mesma cena, em posições diferentes. Corrigidas as distorções e definidas as escalas, chega-se a valores exatos de distância, extensão, dentre outras medidas consideradas fundamentais na análise pericial.
A direção do IGP, agora, avalia a possibilidade de um de intercâmbio entre o Instituto-Geral de Perícias e o Departamento de Geodese da UFRGS para uso dessa tecnologia em favor da perícia oficial do RS.
Fonte: Ascom IGP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim