quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Arquivo de Noticias

Questão agrária | 22/08/2009 | 10h33min

MST protesta em Praça de São Gabriel

BM observa confronto à distância

Atualizada às 12h25min
Carlos Wagner, São Gabriel | carlos.wagner@zerohora.com.br

Por volta das 10h, centenas de sem-terra e fazendeiros se aglomeraram na praça principal de São Gabriel e trocaram xingamentos e desaforos. Após o velório de Elton Brum da Silva, morto na sexta-feira durante a remoção de integrantes do MST da Fazenda Southall, em São Gabriel, os colonos caminharam da capela 3 da Santa Casa de São Gabriel até a praça principal em sinal de protesto.

O comércio ao redor da praça central fechou e a Brigada Militar acompanha as manifestações à distância com apenas um carro. Somente a Polícia Civil monitora o ato, com cerca de oito homens. O clima é tenso no local.

Uma adolescente de 17 anos, integrante do MST, quase foi atropelada por uma camionete durante o ato. A ausência da BM permite que haja confronto direto entre fazendeiros e sem-terra.

O secretário de Administração de São Gabriel, Guilherme Medeiros, reclama da omissão da BM. A prefeitura do município tem um interdito proibitório, concedido pela justiça, que não permite manifestação em praças e prédios públicos e que não está sendo cumprido, de acordo com o Medeiros.

— A BM abandonou a população de São Gabriel, deixou o MST tomar conta da cidade — disse o secretário.

O comandante do 4º Esquadrão da BM do município, capitão Anibal Menezes da Silveira, disse que está sendo adotada uma providência de precaução. Segundo o comandante, a BM está monitorando o ato de longe para não tumultuar. Em caso de emergência, uma frota de 100 homens já foi colocada de prontidão e poderá ser acionada.

Por volta das 11h, o comandante-geral da BM, João Carlos Trindade anunciou o afastamento do sub-comandante, Lauro Binsfeld, que comandou a operação de reintegração de posso ontem no município. A informação foi recebida com aplausos na praça central de São Gabriel pelo MST.

Enterro

O corpo seria levado para ser enterrado na localidade de Solidão, na divisa de Canguçu com Piratini. A viagem dura cerca de três horas e meia e a previsão é de que o sepultamento ocorra no início da tarde. 

As polêmicas que envolvem a fazenda Southall:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim