terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Zebra Africana no Mundial de Clubes

Mazembe acaba com o sonho do bi mundial do Inter

Colorado leva 2 a 0 da equipe do Congo e disputa apenas o terceiro lugar em Abu Dhabi

Mazembe comete o crime e elimina o Inter do Mundial de Clubes. Clique e veja mais fotos
Crédito: Ricardo Giusti / CP
O bi mundial do Inter ficou para outra hora. Isso porque o Mazembe cometeu o crime no estádio Mohammad Bin Zayed, em Abu Dhabi, e venceu os colorados por 2 a 0, desclassificando a equipe de Celso Roth do torneio da Fifa. Os gols que destruíram o sonho de meio Rio Grande do Sul foram marcados por Kabangu e Kaluyituka. Os congoleses também contaram com o goleiro Kidiaba, que, com sua grande atuação, ajudou a África a colocar pela primeira vez um time na final da competição.

O Inter ainda volta a campo em Abu Dhabi. No sábado, a partir do meio-dia (horário de Brasília), encara o perdedor de Seongnam, da Coreia do Sul, e Inter de Milão, que se enfrentam nesta quarta-feira. O Mazembe decide quem será o novo campeão do mundo com o vencedor desse jogo.

Inter pressiona mas não marca

Sob os olhares de cerca de sete mil colorados presentes do estádio Mohammed Bin Zayed, e dos outros milhares que acompanharam o jogo em todos os cantos do mundo, o Inter entrou em campo tenso. Arriscando chutes em direção ao gol de Kidiaba de qualquer maneira. A primeira tentativa aconteceu logo no primeiro minuto de jogo com Rafael Sobis. O atacante recebeu passe de Tinga, ajeitou e chutou por cima do gol do Mazembe.

Um minutos mais tarde, o atacante colorado foi parado com falta na entrada da área. Na cobrança, Wilson Matias mandou uma bomba que parou nas mãos do goleiro do Mazembe. Sentindo a pressão total dos colorados, os africanos começaram a abusar das faltas. Aos sete minutos, Nkulukuta derrubou Guiñazu e recebeu o primeiro cartão amarelo do jogo. Na cobrança, Sobis, mais uma vez, arriscou direto, mas a bola passou por cima do gol do Mazembe.

O time do Congo só levou algum perigo ao gol de Renan aos 11 minutos de jogo, após contra-ataque rápido de Kabangu. Ele arriscou o chute para o goleiro colorado fazer a defesa. A partir dos 20 minutos, o Mazembe começou a gostar mais da partida, adiantou a marcação e passou a chegar mais fácil no ataque, graças a rapidez dos atacantes Singuluma e Kabangu.

Contestado pela torcida, o centroavante Alecsandro só apareceu no jogo aos 36 minutos. Após receber um lançamento perfeito de Tinga, o camisa nove dominou e ao finalizar foi travado pela defesa do Mazembe. O primeiro tempo terminou com um placar perigoso. Empate sem gols que deixou tudo para ser decidido na segunda etapa.

Sonho termina aos 7 minutos do segundo tempo

Inter tombou no segundo tempo | Foto: Ricardo GiustiO Inter não assustou o Mazembe no primeiro tempo, que voltou ainda mais animado na etapa complementar. Logo no primeiro minuto, Kaluituka girou bonito e arriscou para o gol . A bola sai à direita do gol de Renan. Os colorados presentes do estádio silenciaram. Seis minutos mais tarde, Kabanbu recebeu passe de cabeça, ajeitou tranquilamente a bola e com categoria lançou uma bomba no canto esquerdo de Renan.

O gol abateu o já nervoso time do Inter, que passou a errar passes e finalizações. O imponderável também lançou seus olhares sobre o estádio Mohammed Bin Zayed, fazendo o Inter perder gol feitos, cara a cara com o engraçado goleiro Kidiaba. Aos 18 minutos, Celso Roth, já com cara de pavor na beira do gramado, sacou o contestado Alecsandro para promover a entrada de Leandro Damião e do volante Tinga para a entrada do talismã Giuliano.

Parecia que a sorte do Inter mudaria com as trocas. Um minuto mais tarde, após cruzamento perfeito de D'Alessandro, Sobis chegou para tentar o cabeceio mas a bola sobe um milimetro a mais e sai por cima do gol. Aos 23 minutos, foi a vez do melhor jogador da Libertadores perder um gol feito. Depois de cruzamento de Kleber, Giuliano mandou uma bomba em direção ao gol de Kidiaba, que fez a defesa.

Aos 30 minutos, Sobis foi substituído por Oscar. Os jovens jogadores tinham a responsabilidade de fazer aquilo que os experientes não tinham conseguido. Eles bem que tentaram, mas não deu. O Mazembe ainda soube se aproveitar do desespero colorado e ampliar. Aos 40 minutos Kaluituka driblou Guiñazu e chutou rasteiro no canto direito do goleiro Renan. O segundo gol acabou de vez com as esperanças. O que se viu em seguida foram lágrimas da torcida e incredulidade dos jogadores. O sonho do bi em 2010 terminou diante do Mazembe.

Derrotado, o Inter agora terá de lutar pelo terceiro lugar | Foto: Ricardo Giusti

Mundial de Clubes – semifinal

Mazembe 2

Kidiaba, Nkulukuta, Kimwaki, Ekanga e Kasusula; Mihayo, Kaluyituka, Bedi e Kasongo; Kabangu (Kanda) e Singuluma.

Inter 0
Renan, Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Wilson Matias, Guiñazu, Tinga (Giuliano) e D'Alessandro; Rafael Sobis (Oscar) e Alecsandro (Leandro Damião).

Gols: Kabangu (7/2º) e Kaluyituka (40/2º);
Cartões amarelos: Nkulukuta (M); Índio (I).
Arbitragem: Bjorn Kuipers, auxiliado por Berry Simons e Sander Van Roekel (trio holandês);
Público: 22.131 pessoas.
Local: estádio Mohammed bin Zayed, em Abu Dhabi (Emirados Árabes).

Bookmark and Share

     Ouça o áudio: Ouça a narração dos gols do Mazembe pela Rádio Guaíba

Fonte: Josine Haubert e Tiago Medina / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim