sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Polícia Ambiental da BM

Documento de 1920 resgatado lembra primeira ação da polícia ambiental da BM
02/12/2010 11:11
Um documento histórico, de 1920, que registra o primeiro ato oficial da Brigada Militar, no sentido de preservar o meio ambiente, foi recuperado em Irai, zona Norte do Estado.

O presidente da Associação Iraiense de Proteção ao Ambiente Natural (AIPAN), Volnei Radaelli, entregou nesta semana, em Passo Fundo, ao comandante do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, major Eliel de Souza Roque, um quadro contendo cópia da reconstituição do ofício n° 553, com data de 31 de dezembro de 1920, assinado pelo então Comandante-Geral da Brigada Militar, coronel Afonso Emílio Massot (Patrono da Instituição), comunicando ao engenheiro- chefe da comissão organizadora da Estância de Águas de Iraí a apresentação de guarnição de sete praças da Corporação que realizariam policiamento na área para evitar a destruição das matas, das aves e o abuso das armas de fogo.

Praticamente 70 anos depois dessa ação, o trabalho da polícia ostensiva de proteção ambiental da Brigada Militar foi oficializado com a criação do Grupamento Florestal em 05 de maio de 1989. Na seqüência, vieram as Patrulhas Ambientais (Patrans), que sãos lembradas até hoje pela sociedade gaúcha.
Em 1993 o Grupamento Florestal se tornou Esquadrão Ambiental e iniciaram os cursos de especialização da tropa para o atendimento de crimes contra a natureza. Em janeiro de 1998 a criação do Batalhão de Polícia Ambiental extinguiu o Esquadrão.
Nova alteração no organograma ocorreu em maio de 2005, quando foi criado o Comando Ambiental da Brigada Militar com três Batalhões, sediados em Xangri-lá, Santa Maria e Passo Fundo. O policiamento ambiental abrange os 496 municípios do Estado.
Fonte: Ascom/ BM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim