quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Granizo

As “chuvas de pedras” na última quinzena de novembro provocaram a mais grave crise da produção de maçãs, nos Campos de Cima da Serra e Serra Gaúcha.

“O granizo é o inimigo que vem do céu, para o qual a única proteção é a tela. De custo elevado, importada, exige 14 safras para o retorno do investimento”. 

Tentativas com foguetes e canhões sonoros não se viabilizaram pela resistência das organizações e entidades ambientais.

Produtores estimam que as perdas serão de 60 a 70%, quebrando a safra que será colhida dentro de 60 dias. O granizo atingiu os pequenos frutos e as plantas, com prejuízos irreversíveis nas safras de 2010 e 2011.

“A pedra causou danos às plantas, que deverão ser arrancadas”.

O seguro agrícola na modalidade atual cobre apenas as frutas, não contemplando as macieiras. O valor máximo é de até 96 mil reais por CPF, deixando descoberto a maioria dos produtores. O subsídio federal é de 60%.

Produtores apelam por créditos emergenciais para todos os atingidos, além de renegociação dos financiamentos de investimento e custeio com prazos acordados com os produtores e sem juros. 

O BRDE, o principal banco de investimento (pomares e câmaras frias), reúne sua Diretoria em Florianópolis, onde a pauta principal é a crise da maçã do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em decorrência do granizo. Celso Bernardi e Cacildo Maldaner debatem o projeto que alonga o perfil dos financiamentos e os prejuízos do granizo, para informarem os governadores e o governo federal.

O Diretor Cacildo Maldaner assumiu na vaga do Senador Raimundo Colombo (novo governador de SC) e deverá ser o porta-voz dos produtores de maçãs em Brasília. A proposta ao Ministro da Agricultura está na carta da Associação Brasileira de Produtores de Maçãs, com as demandas do setor.

A ABPM defende aumento para 80% no subsídio da União, no seguro agrícola, bem como a participação dos estados, com os outros 20% e a contemplação das plantas nas indenizações.

“A maior preocupação dos produtores, na área do seguro, é a fuga das      seguradoras nas próximas safras”. 

A solução poderá vir com incentivos para a instalação de telas de proteção antigranizo, mas dependerá da isenção de impostos de importação.

O deputado Francisco Appio acompanha a mobilização dos produtores, tendo visitado as áreas atingidas em Caxias, Bom Jesus, Monte Alegre dos Campos, Vacaria, Campestre, Muitos Capões e Lagoa Vermelha.

Teremos pouca maçã gaúcha nas prateleiras e gôndolas dos supermercados, aumentando a participação da fruta argentina e chilena. Além do risco da abertura do mercado para a maçã da China, o que seria um desastre para o produtor brasileiro”, conclui o parlamentar.

Veja, a seguir, as últimas de www.twitter.com/franciscoappio
GOVERNADORA YEDA sancionará nesta semana o PL 222/2010 ( Francisco Appio ) do DIA ESTADUAL DO TROPEIRISMO (20 de abril), aprovado pela Assembleia.
ANA AMÉLIA LEMOS entrega hoje (07), no SETCERGS, os prêmios aos vencedores do concurso de reportagens do maior Sindicato de Transportadores do RS.
PROJETO 257 (F. Appio) reconhece a Fazenda do Socorro como Patrimônio Histórico (berço de Vacaria). Será relatado pelo dep. Ciro Simoni, na CCJ.
AMUCSER entregará aos prefeitos da ASSOCIAÇÃO os relatórios da pesquisa da UCS sobre as ÁGUAS DOS CAMPOS DE CIMA DA SERRA. Dia 17, às 18 horas.
ESTADO libera nas próximas horas a Emenda de 1 milhão e 200 mil para o novo Bloco Cirúrgico do Hospital Nossa Senhora da Oliveira (Vacaria).
RÁDIO SOLÁRIS (A. Prado) será homenageada pela Assembleia Legislativa. Dia 14, pelo 22º aniversário. Por nossa iniciativa.
PORTARIA DO ESTADO autoriza produtor rural a promover o abate do javali, para conter a proliferação desta praga nos Campos de Cima da Serra.
AEROPORTO DE CARGAS VACARIA poderá ser Terminal Estadual, para desafogar o Salgado Filho. Combinado com as BRs285/116 e a ferrovia TroncoSul.
TERRENO DO ANTIGO AEROPORTO cria o maior dilema: o que fazer com área valiosa no Lomba Chata? Com a palavra o Prefeito Elói, o quanto antes.
VACARIA precisa assumir seus desafios: TRAVESSIAS URBANAS, PEDÁGIOS, INCLUSÃO DA MAÇÃ, TERMINAIS DO NOVO AEROPORTO.
VISITE pomares atingidos pelo granizo. A crise da maçã é maior que se noticia por aí. Os municípios sofrerão as consequências em dois anos.
ALGUNS PRODUTORES já estão demitindo ou deixando de contratar. A quebra da maçã será de 60% na região, segundo estimativas iniciais.
SUGERI que os produtores recorram ao Governo Federal, que dispõe de recursos da Medida Provisória das Emergências. Para socorrer os pequenos.
BRDE deve abrir uma linha subsidiada para o financiamento de telas de proteção contra granizo. Cara e importada, mas é a única alternativa.
PROTESTO dos italianos nos porões dos navios dos imigrantes do século 19, na obra prima resgatada pela pradense Lenira. Uma VINTENA inédita.
PEDÁGIOS em debate. Votação do Projeto 127 (isenção para cidades sedes) nas futuras concessões, reabre espaço para o debate. Ver Jornal Pioneiro.
ÉVORA, a oeste de Portugal, é uma cidade histórica, cercada por muralhas romanas e por uma cultura de 2 mil anos. Discutimos Gestão Municipal.
NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA é mais conhecida ao norte, em Guimarães. Distribuí senhas para acesso ao livro, em nosso site www.appio.com.br
LIVRO de Nossa Senhora da Oliveira resgata histórias/lendas, através da Professora Maria Neli e dos pesquisadores Rafael e Fernanda Vieira.


Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim