terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Eparrei

eparrei

Posted: 03 Dec 2010 07:06 AM PST
No Ceará, onde nasceu minha avó, existe um rio, o Jaguaribe, que conduz um vento muito especial, o Aracati.
Todos já vimos edifícios com esse nome, agora existe um documentário, “Aracaty” e essas homenagen todas não são demais, já que esse vento não é uma aragenzinha qualquer, é um vento com hora marcada que refresca os ribeirinhos do Jaguaribe. Vem subindo o vale de noite, antes da hora de dormir, e as pessoas reunidas à sua espera aproveitam a queda de temperatura. Quando vão dormir, o friozinho do vento embala os sonhos.
Esse vento, já se vê, depende da água para existir e para viajar. A água por sua vez é interdependente da vegetação, qualquer criança sabe disso hoje. Mais árvores, mais matos, mais chuva. Além de gerar água as folhas limpam a atmosfera. Repetindo o que aqui já se disse, a folha conhecida como espada de Santa-Bárbara, e a sua variação espada-de-São-Jorge, esta sem o debrum amarelo e mais reta, em alguns lugares chamada de língua-de-sogra, está no portal da NASA, onde recomendam seu plantio para limpar e despoluir o ar.
Plante-a onde morar, e mantenha-a saudável sempre.
Esta é a homenagem do portal caminhodasfolhas a Oyá, senhora dos ventos e das chuvas, que canta no trovão e ama tanto a água como a chama do fogo. Salve a senhora dos nove céus, salve Iansan; um grande eparrei, mãe querida, não deixe que nos falte nem a água, nem o respeito à chuva e ao vento que a traz.






 
Gisela D'Arruda



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim