quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Pavilhão do Presídio Central

Governo acelera ritmo de trabalho na reforma no Pavilhão J do Presídio Central
24/11/2010 18:10

O Governo do Estado está acelerando os trabalho de reforma no Pavilhão J do Presídio Central, na Capital. De acordo com a Secretaria estadual de Obras Públicas, a previsão é de que sejam concluídos até a metade do mês de dezembro.

A reforma consiste na recuperação de três pavimentos. O 2º e 3º andares estão com trabalhos mais adiantados. Nestes locais já foram feitas as demolições necessárias, recomposição de alvenarias mobiliários de concreto e reforços estruturais, bem como a recolocação e/ou substituição das esquadrias. Restam, ainda, a pintura e revisão das instalações elétricas. O primeiro pavimento está no estágio de recomposição das alvenarias e reforço estrutural. O valor total dos serviços foi estimado em R$ 224 mil.
A obra é realizada em caráter emergencial e possibilitará a abertura de 140 vagas. Segundo o secretário estadual das Obras Públicas, César Luís Baumgratz, a reestruturação será importante para amenizar a situação de superlotação no Presídio Central que acolhe, hoje, mais de cinco mil detentos.

A necessidade da reforma surgiu depois que os próprios detentos destruíram a unidade, quando tinha apenas 45 dias de uso. O tumulto no pavilhão J, que era o espaço mais novo do Presídio Central, deixou um interno ferido. Após o banho de sol, os presos se recusaram a voltar para as celas e iniciaram a confusão.

Na terça-feira (23), foi reforçada a interdição do Presídio Central, através de uma ação na justiça. A decisão é da juíza Adriana da Silva Ribeiro, da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre. Com a medida, somente presos em flagrante ou por prisões temporárias ou preventivas, poderão ser encaminhados ao Presídio Central.
Fonte: www.estado.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim