sábado, 30 de outubro de 2010

Veroneses

VERONESES NO BRASIL DE ANTÔNIO PRADO

Confirmada para 7 de novembro a inauguração do Centro Cultural Luiz CASA GREZZANA BELFIORE DI VERONA, integrante do Projeto Memória, com trabalhos coordenados pelo pesquisador e historiador Fernando Roveda . Localizada na Avenida Imigrantes 163, a Casa Grezzana, construída em 1910, foi totalmente restaurada sob supervisão do IPHAN.

Na casa onde residiu Luiz Grezzana, ex-coletor federal, vereador de quatro mandatos e presidente do Poder Legislativo Pradense, estará exposta permanentemente a maquete do centro histórico, com a réplica das Casas Italianas, tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Para a inauguração, foram convidadas as autoridades de Verona-Itália, origem da maioria das famílias pradenses, pioneiras na colonização da região.

A cerimônia está prevista para as 14 horas do dia 7. Até lá serão concluídas as obras de restauração da casa de madeira, com três pavimentos, que servirão para escola ambiental, histórica, museu, biblioteca e oficinas.

Responsável pelo projeto, Fernando Roveda foi agraciado com a Medalha da 52ª Legislatura, entregue pelo deputado Francisco Appio , na última quinta-feira (28/10).

No ato, acompanhado dos vereadores Gilmar Soares, Paulo e André Lovatel, e do assessor Osmar Bressan , (foto abaixo) Appio formalizou a entrega da homenagem requerida junto à mesa da Assembleia Legislativa.

Em dezembro, as atividades culturais pradenses serão expostas na Assembleia Legislativa, por iniciativa do parlamentar.

Desembargador aposentado, filho de Antônio Prado, o Dr. Nério Letti é outro extraordinário divulgador do patrimônio histórico. A casa Letti, de seus pais e avós, faz parte do conjunto arquitetônico e guarda o maior acervo em moveis, documentos e objetos utilizados pelos imigrantes.

Na quinta-feira (28/10), Nério Letti recebeu equipe de reportagens de emissora de TV de São Paulo, que resgatou a importância do casario italiano, elogiando a atuação de Fernando Roveda , em conversa com o deputado Francisco Appio (foto abaixo).

Roveda obteve o reconhecimento do Vaticano, pois em cerimônia pública foi recebido pelo Papa Bento XVI, a quem entregou uma de suas inúmeras publicações, referente à presença da igreja católica na colonização de Antônio Prado (foto abaixo).

Na Casa da Neni, outra centenária construção em madeira, do início do século passado, o parlamentar destacou a determinação e perseverança de sua proprietária Lúcia Zanella Carra, mantendo-a aberta ao público para a comercialização do artesanato local.

Veja, a seguir, algumas fotos.

Lucia Zanella Carra e Appio na Casa da Neni

Centro Histórico de Antônio Prado

Appio, Roveda e Letti


Vereadores de Antônio Prado

Appio e Letti

Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim