sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Ruy Carlos Ostermann

Na próxima quinta-feira, dia 4 de novembro, Ostermann recebe o escritor Milton Hatoum na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre. Na canja musical, Tonho Crocco. É quinta que vem, às 19h, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. Até lá!
 
 

Saiba um pouco mais
 
Milton Hatoum nasceu em 1952, em Manaus (Amazonas), onde passou a infância e uma parte da juventude. Em 1967 mudou-se para Brasília, onde estudou no Colégio de Aplicação da UnB. Morou durante a década de 1970 em São Paulo, onde se diplomou em arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, trabalhou como jornalista cultural e foi professor universitário de História da Arquitetura. Em 1980 viajou como bolsista para a Espanha, onde morou em Madri e Barcelona. Depois passou três anos em Paris, onde estudou literatura comparada na Sorbonne (Paris III).  Autor de quatro romances premiados, sua obra foi traduzida em dez línguas e publicada em quatorze países.

Foi professor de literatura francesa da Universidade Federal do Amazonas (1984-1999) e professor visitante da Universidade da California (Berkeley/1996). Em 2008 foi nomeado Tinker Professor de literatura latino-americana na Stanford University (EUA). Foi também escritor residente na Yale University (New Haven/EUA), Stanford University e na Universidade da California (Berkeley). Bolsista da Fundação VITAE, da Maison des Ecrivains Etrangers (Saint Nazaire,França) e do International Writing Program (Iowa/EUA).

Em 1989 seu primeiro romance, Relato de um certo Oriente, ganhou o prêmio Jabuti (melhor romance). Em 2000 publicou o romance Dois irmãos (prêmio Jabuti/ indicado para o prêmio IMPAC-DUBLIN), eleito o melhor romance brasileiro no período 1990-2005 em pesquisa feita pelos jornais Correio Braziliense e O Estado de Minas. Em 2005, seu livro, Cinzas do Norte, obteve cinco prêmios: Portugal Telecom, Grande Prêmio da Crítica/APCA-2005, Jabuti/2006 de Melhor romance, Livro do Ano e Prêmio BRAVO! de literatura. Em 2010, a tradução inglesa de Cinzas do Norte (Ashes of the Amazon/Bloomsbury/2008) foi indicada para o prêmio IMPAC-DUBLIN.

Em 2008 publicou seu quarto romance Órfãos do Eldorado, que faz parte da coleção Myths, da editora escocesa Canongate. A obra será traduzida em 16 línguas, tendo já sido publicado na França, Inglaterra, Alemanha, Portugal, Suécia e Croácia. Em 2009 publicou o livro de contos A cidade ilhada.
Hatoum publicou também ensaios e artigos sobre literatura brasileira e latino-americana em revistas e jornais do Brasil, da Espanha, França e Itália. Alguns de seus contos foram publicados nas revistas Europe, Nouvelle Revue Française (França), Grand Street (Nova York) e Quimera (México). Participou de várias antologias de contos brasileiros publicados na Alemanha e no México, e da Oxford Anthology of the Brazilian Short Story.

Desde 1998 mora em São Paulo, onde é colunista do Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo e do site Terra Magazine.
Canja musicalEm dezessete anos de carreira, Tonho Croco tem cinco discos lançados com a banda Ultramen, um disco como vocalista do DeFalla, 500 shows com a banda Black Master (reggae, samba, funk, soul), é criador da banda Casa da Sogra (pioneira no resgate do samba-rock gaúcho) e da big band Tonho Crocco & Brazilian Sound Machine. Participou de coletâneas, CDs e DVDs de artistas como Nando Reis, Papas da Língua, Nitro Di, Da Guedes e Marcelinho da Lua.

Com a pausa nos trabalhos da Ultramen por tempo indeterminado, o cantor e compositor partiu para uma temporada em Nova Iorque.  Em Manhattan, se apresentou no MI-5 Bar, tocando composições próprias e clássicos do samba e da bossa nova, com músicos brasileiros, cubanos, porto-riquenhos e norte-americanos.

O lado DJ, que Tonho já havia experimentado em festas no Brasil, também fez sua história em solo norte-americano. Durante três meses, todas as terças-feiras, ele agitou o projeto Brazilian Modern Music no bar e restaurante Miss Favela.

O encontro com Simon Katz, ex-guitarrista do Jamiroquai e do Gorillaz, deu origem ao EP Teto Solar, produzido por Katz em parceria com o saxofonista, flautista e produtor brasileiro Zé Luís Oliveira. O disco só de canções inéditas traz influências do samba, soul, afrobeat, swing e samba-rock, além de um remix de house do DJ e produtor Chris Penny, de Chicago.
 
 

Marque na sua agenda: dia 3 de novembro, acontece o lançamento do 5º volume do livro Encontros com o Professor - Cultura Brasileira em Entrevista
na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre!
A sessão de autógrafos coletiva vai ser às 20h, no Memorial do Rio Gran

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim