quinta-feira, 21 de outubro de 2010

160 Anos de Vacaria RS

Município de Vacaria









Aniversário





Fundação 22 de outubro de 1850





Gentílico vacariense ou vacariano





Lema





Prefeito(a) Elói Poltronieri (PT)





(2009–2012)





Localização





Localização de Vacaria no Rio Grande do Sul





História





O nome de Vacaria está diretamente ligado à expressão espanhola “baqueria de los piñares” (vacaria dos pinhais), denominação que os jesuítas espanhóis atribuíram aos Campos de Cima da Serra, onde iniciaram a criação de gado que abasteceria as reduções jesuíticas.

Foram os missionários jesuítas que, ainda no século XVI, iniciaram a colonização da região, espalhando o gado trazido das Missões pelas extensões desertas conhecidas como Baquería de los Piñares. Durante mais de um século, disputas com índios guaranis, marcaram a história da região antes que fosse consolidado o Caminho dos Tropeiros, ligando a região do Prata com o Brasil. No século XIX, os campos de Vacaria voltariam a ser palco de grandes batalhas, desta vez entre soldados imperiais e farroupilhas.





Geografia





Localiza-se à latitude de 28º 30' 44" Sul e à longitude de 50º 56' 02" oeste, estando a uma altitude de 971 metros.

A área total do município é de 2105,6 km² e sua população em 2004 era estimada em 60 756 habitantes.





Clima serrano





O clima do município é subtropical (ou temperado), de verões amenos, com temperatura máxima média 25°C e mínima média 15°C. No inverno, mais frio pela altitude, a temperatura máxima média está em torno de 16°C e a mínima média em torno de 7°C.

Durante o inverno, são comuns as geadas e a queda de neve é ocasional. Numa rara nevasca ocorrida na cidade, foi registrado o recorde de acumulação de neve no Brasil, com dois metros de espessura, em 7 de agosto de 1879.





Economia





Sua economia baseia-se na pecuária, agricultura, transporte rodoviário, floricultura e fruticultura. Vacaria é o maior produtor de maçã do Rio Grande do Sul e o segundo do país e ainda conta com a introdução de frutas silvestres como amora, mirtilos, phisalys, morango e framboesa.





Turismo





Sede do Rodeio Crioulo Internacional, uma das mais importantes manifestações folclóricas e culturais gaúchas, o município possui outras interessantes atrações, como a histórica Fazenda do Socorro e a belíssima Catedral de Pedra de Nossa Senhora da Oliveira.

Além das atrações naturais representadas pelos belos cenários como o Vale do Rio Pelotas e o Parque das Cachoeiras, Vacaria possui outros atrativos culturais interessantes, como o Museu Municipal, o Atelier Livre, o Mercado Público, o Centro de Artesanato e a Casa do Povo, única obra do famoso arquiteto Oscar Niemeyer no Rio Grande do Sul. Também merece destaque a produção de queijo como o famoso Grana Padano, de milenar tradição italiana.





Referências





1.↑ a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.





2.↑ Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.





3.↑ Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.





4.↑ a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.





Postado por Jornal Movimento Cultural às 15:33 0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim