sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Expointer


28/08/2010 10:16

A Secretaria da Segurança Pública e seus organismos vinculados (Brigada Militar, Superintendência dos Serviços Penitenciários, Polícia Civil e Instituto-Geral de Perícias) participam da 33ª Expointer ( www.expointer.rs.gov.br/site2010 ), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Iniciado em no último dia 28, o evento segue até 05 de setembro.

No foco dos organismos da segurança ações de policiamento preventivo/ostensivo, polícia judiciária e a confecção de carteiras de identidade. A novidade nesta edição é a presença da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), que estará representada por integrantes do Grupo de Ações Especiais (Gaes) e do Departamento de Tratamento Penal.

BRIGADA MILITAR
Durante todo o período do evento a Brigada Militar está presente diuturnamente no Parque de Exposição Assis Brasil. O planejamento e a coordenação de todas as modalidades de policiamento da corporação na Feira estão sob responsabilidade do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM).

Em toda a extensão do local estão instalados 21 Postos de Observação, além do policiamento ostensivo, objetivando intensificar ações, abordagens e revistas em locais de risco. Para tal, são empregados também efetivos com motocicletas e policiamento montado. Há reforço de servidores da Capital e do interior do Estado, com os Bombeiros também presentes na Expointer e realizando ações preventivas, bem como a presença de caminhão de combate a incêndio e ambulância para atuar em socorro a vítimas. O Grupamento Aéreo de Polícia Militar realiza o patrulhamento aéreo do evento e o Departamento de Saúde disponibiliza enfermeiros, médicos e médicos veterinários.

Uma das novidades é a Casa do Comando-Geral da Brigada Militar, na rua principal da Feira, que conta com um posto de atendimento de ocorrência e com a Comunicação Social, que divulga as ações da Corporação e coordena a exposição de materiais e equipamentos característicos das atividades do Comando Ambiental, Comando Rodoviário, Comando de Bombeiros, do Departamento de Ensino (Museu, Proerd, Colégio Tiradentes), do Batalhão de Operações Especiais (GATE e controle de tumulto), bem como a participação da Banda de Música da BM e dos bonecos institucionais. Outra ação institucional é a realização do Programa Brigada Amiga, destinado ao público infantil, e contando com diversas atividades lúdicas e educativas.

POLÍCIA CIVIL
A Polícia Civil está presente na 33ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuário (Expointer) com a instalação de uma Delegacia de Polícia durante o período de realização do evento. A delegacia conta com equipes volantes e uma viatura que está à disposição para pronto-atendimento de eventuais ocorrências. Também conta com plantão policial formado por seis policiais civis. A delegacia tem estrutura para registrar ocorrências e lavrar flagrantes que são encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), de Canoas. Ao todo, cerca de 60 agentes estão integrados para reprimir a criminalidade, principalmente nas áreas de acesso ao parque.

Participam da ação, policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA), do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), do Grupo de Operações Especiais (GOE), do Departamento de Polícia do Interior (DPI), e do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), que atuam em operações vinculadas a suas áreas específicas.

Conforme o titular da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), e responsável pela delegacia dentro do Parque de Exposições, delegado Edilson Chagas Paim, essa medida tem como foco principal o bom atendimento ao público presente ao evento. A Polícia Civil também é responsável pelo perímetro externo da Feira. A coordenação é do delegado Guilherme Pacífico da Silva, também da 2ª DPRM de Canoas.

SUPERINTENDÊNCIA DOS SERVIÇOS PENITENCIÁRIOS
Nesta edição da Expointer a Susepe está com espaço junto ao estande do Governo do Estado. O Departamento de Tratamento Penal (DTP) apresenta obras de arte e artesanato confeccionadas pelos detentos do sistema prisional, bem como visibiliza outras ações de ressocialização desenvolvidas pela instituição e o governo do Estado. Os visitantes da Feira também poderão conferir a mostra de indumentárias e armas utilizadas pelo Grupo de Ações Especiais (GAES).

INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS
O Instituto-Geral de Perícias disponibiliza os serviços de emissão de carteiras de identidade (CIs), atestado de antecedentes e computadores para o agendamento eletrônico de CIs, durante a realização da 33ª Expointer. O stand do IGP conta com duas estações de captura completas e quatro funcionários, atendendo o público durante o horário de funcionamento do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim