terça-feira, 21 de setembro de 2010

Brigada no Desfile Farroupilha

Brigada Militar presente no desfile em comemoração à Semana Farroupilha
19/09/2010 18:52

Na segunda-feira (20/9), a Brigada Militar participará do desfile cívico-policial militar em comemoração à Semana Farroupilha, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre. Às 8h30min dar-se-á a revista da Governadora do Estado acompanhada pelo Comandante-Geral da Brigada Militar, coronel João Carlos Trindade Lopes. Logo após, serão prestadas honras de estilo à Governadora. O início do desfile cívico-policial militar está previsto para as 8h50 tendo uma duração de uma hora.

O comandante do desfile será o diretor do Departamento de Ensino da Brigada Militar, coronel Sergio Pastl. Em seguida virá o Estado-Maior composto por oficiais das seguintes unidades: Comando de Policiamento da Capital; Comando Ambiental; Comando Rodoviário; Comando do Corpo de Bombeiros e Departamento de Ensino. A Bandeira Nacional, Bandeira do Rio Grande do Sul e o Estandarte da Brigada Militar compõe este grupamento. Teremos ainda os grupamentos de insígnias e de fardamentos históricos.

A fim de dar marcialidade e abrilhantar ainda mais o desfile contaremos com as Bandas de música da Ajudância-geral e do Comando Regional do Vale do Rio dos Sinos. A Academia de Polícia Militar estará representada, além do seu comandante, tenente-coronel Roget Kopczinski da Rosa, por um grupamento com duzentos alunos tenentes, sargentos da corporação que há poucos dias iniciaram o Curso Básico de Administração Policial Militar, que vai habilita-los para a carreira de tenente. Também fará parte do Departamento de Ensino o Colégio Tiradentes de Porto Alegre que conta atualmente com 246 alunos os quais se farão presentes, juntamente, com um grupamento de ex-alunos.

Os Novos Soldados do Comando de Policiamento da Capital também desfilarão. Eles foram formados em abril de 2010 nas turmas do Curso Básico de Formação Policial Militar, garantindo ainda mais segurança cidadãos da capital gaúcha. Após, a BM apresentará o Batalhão de Operações Especiais, comandado pelo tenente-coronel Silanus Serenito de Oliveira Mello. O BOE mostrará todo seu potencial para agir nas mais adversas situações de criminalidade. Comporão o desfile as quatro subunidades de operações especiais: 1ª e 2ª companhias desenvolvem atividades de choque; 3ª companhia engloba o Grupo de Ações Táticas Especiais; o Canil; os Batedores Motociclistas e por fim a 4ª companhia de Patrulhas Especiais de Segurança. Além disso, haverá o desfile do Batalhão da Reserva Altiva, funcionários civis da corporação que se farão presente e das entidades brigadianas.

A Brigada Militar com a preocupação no futuro e no compromisso que possui com a sociedade, desenvolve programas institucionais voltados às crianças e adolescentes. Nestes programas estarão: PM Mirim; Bombeiro Mirim; Escolinha de Trânsito; Escolinha Ambiental; Proerd. Algumas unidades possuem seus bonecos institucionais que também se farão presente alegrando e abrilhantando ainda mais o evento.

Ao término do destacamento a pé será a vez do destacamento motorizado, que terá à frente o comandante do CRBM, tenente-coronel Edar Borges Machado que desfila embarcado numa viatura Jeep ano 1961, pertencente ao acervo histórico do CRBM. O Estado-Maior do Destacamento Motorizado é composto por oficiais superiores das seguintes unidades: Comando Ambiental, Comando Rodoviário, Comando do Corpo de Bombeiros, Comando de Policiamento da Capital. Haverá ainda a apresentação de um e um comboio com as novas viaturas adquiridas durante o ano de 2010.

Finalizando o desfile cívico-policial militar virá o destacamento montado, tendo como comandante o tenente-coronel Florivaldo Pereira Damasceno. Seu Estado-Maior terá oficiais com fardamentos que fazem parte do Regimento Bento Gonçalves, que são: do policiamento ostensivo, dragão farroupilha, operações especiais e aba larga.
Sobrevoando o desfile teremos aeronaves do Grupamento Aéreo que contribui para atividades que complementam o trabalho desenvolvido em terra. A formação técnica profissional do policial aviador é toda desenvolvida na própria unidade com capacidade de conceder o brevê necessário às operações.

Fonte: Ascom BM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim