segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Tropeirismo

Historicamente associada ao tropeirismo dos Campos de Cima da Serra, a comunidade de Ana Rech, local de pouso e parada dos tropeiros em Caxias do Sul, receberá tradicionalistas e lideranças culturais nos dias 28 e 29 de agosto, no CTG Ginetes da Tradição, para o Raízes Tropeiras – I Pouso.
O patrão José Evanei Laurindo – Chico - empenha-se em confirmar a presença do maior número de participantes e convidados. O folclorista Paixão Côrtes, eleito um dos Notáveis do Século, deverá confirmar a sua presença. Por recomendação médica, após a implantação de um marco-passo, Paixão Côrtes reduziu substancialmente suas atividades de palestras, cursos e visitas.
Paixão Côrtes será Patrono da Semana Farroupilha e um dos indicados para Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre.

CRIÚVA - UM POVOADO BRASILEIRO
Será dia 19 (18 horas - na Secretaria da Cultura - Antiga Estação Férrea e Caxias do Sul), o lançamento do livro de Luiz Antonio Alves, que resgata a formação e história do Distrito da Criúva, um dos mais antigos da região e sede da histórica Ponte do Korff, a primeira construída no rio das Antas, na serra gaúcha, no início do século 20.
No dia 21, o historiador autografará sua obra e proferirá palestra às 10 horas, no Salão Paroquial, sede da Criúva.

COLÔNIA ANTÔNIO PRADO
Antonio Appio desembarcou no Brasil em 1889, com esposa Eugênia Daminato, filho José e seu irmão Giacinto. No interior de Antônio Prado, adquiriu o lote 47 e com seus imigrantes de Treviso ajudou a fundar a comunidade de Nova Treviso, distrito de Nova Roma do Sul, entre Farroupilha e Antônio Prado.
O fato foi lembrado e comemorado 121 anos depois, por ocasião de evento social da família Appio, no último sábado (14/08), na mesma localidade onde os primeiros italianos se estabeleceram e formaram uma das 18 linhas da Colônia Antônio Prado, futuro do mesmo nome, emancipado em 1899.
Com o publicitário Jorge Appio e o professor Irmão Salvador (Marista), o deputado Francisco Appio publicou mais uma reportagem cultural, para resgatar a história da família, a vinda de seu bisavô Antonio Appio e de seu avô José Appio, para Nova Treviso. Está disponível em www.appio.com.br

VACARIANO EM BARRETOS
Divulgador e promotor do Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, o empresário Plínio Boeira de Souza será homenageado pela comunidade paulista de Barretos/SP, com o título de Cidadão do Município. A entrega dar-se-á em solenidade da Prefeitura e Câmara de Vereadores de Barretos, no próximo dia 24/08/10.
Em Vacaria organiza-se uma delegação de tradicionalistas para acompanhar o homenageado.

E agora as últimas do www.twitter.com/franciscoappio

ROVILIO COSTA será nome da rodovia 437 (Vila Flores/Antônio Prado). Projeto entrou na CCJ e aguarda Relator. Dará visibilidade à estrada.
DE PIOMBINO DESE (Treviso-Itália) para Nova Treviso, em Nova Roma , 18 km de Antônio Prado. Foi a migração mais corajosa e perigosa.
PROJETO que reconhece o Gado Franqueiro, como símbolo de nossa pecuária do século 18, quase foi aprovado na CCJ. Pedido de vistas, adiou.
POUSADAS/ALBERGUES dos deputados foram fechados. Projeto de lei, na Assembleia, quer criar as Pousadas do SUS. Apoio, por completo.


Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim