terça-feira, 17 de agosto de 2010

Tornozeleiras em Presos

Susepe anuncia o uso de tornozeleiras em presos
16/08/2010 17:56

O superintendente dos Serviços Penitenciários, Mario Santa Maria Junior, anunciou nesta segunda-feira (16/08), em entrevista coletiva à imprensa, que iniciará ainda nesta semana o uso de tornozeleiras em 200 presos do regime aberto. Segundo ele, a listagem já está pronta, com o perfil determinado pela Vara de Execuções Criminais (VEC), abrangendo presos que apresentaram bom comportamento, não praticaram crimes hediondos e que estejam aptos à convivência com a sociedade. São detentos das VECs de Porto Alegre e Novo Hamburgo.

Mario Santa Maria Junior explicou que o recente incêndio no Instituto Penal Irmão Miguel Dario, acelerou o processo de colocação de tornozeleiras nos detentos. Ressaltou que os presos ficaram em liberdade provisória. “Não poderíamos deixá-los sem vigilância”, acrescentrou. Com isso foi necessário um contrato emergencial durante 90 dias, que prevê a locação dos equipamentos com a Empresa Brasileira de Segurança, de Pernambuco, que usa tecnologia americana e foi responsável pelos testes de 15 presos, durante o mês de julho.

O superintendente enfatizou, ainda, que o contrato teve o acompanhamento da Procuradoria-Geral do Estado, do Ministério Público, do Judiciário e da Corregedoria-Geral do Judiciário. Mario Santa Maria Junior disse que o valor mensal de cada tornozeleira é de R$ 500,00, e o custo mensal de um preso é de R$ 700,00. Explicou que os detentos serão monitorados por dois terminais na Susepe e outros dois equipamentos no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP). Segundo ele, a previsão é que ainda no mês de setembro o edital para aquisição dos equipamentos possa ser publicado.

Fonte: Ascom Susepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim