segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Scania

Responsável pelo treinamento e aperfeiçoamento de mais de 5.700 caminhoneiros, o Centronor (Schio, Transcavalinho e Bertolini), de Vacaria, foi sede de encontro regional de transportadores, na última quinta-feira (12/08).

Com a presença de Paulo Caleffi , presidente da Fetransul e Sest/Senat, foi comemorada a entrega de um caminhão Scania, pelo presidente da fábrica brasileira, para ser utilizado no treinamento de motoristas, nas estradas gaúchas.

O evento reuniu empresários do transporte da região nordeste do Estado, autoridades municipais e regionais.

Caleffi confirmou a autorização para a instalação de uma unidade do Sest/Senat em Vacaria, junto ao Centronor, que além de ampliar o número de cursos, dará assistência médica e odontológica para os caminhoneiros.

O deputado Francisco Appio , convidado do Centronor, agradeceu o convite para se pronunciar, mas não se manifestou em razão da legislação eleitoral. Criador do SOS Caminhoneiro, que comemora 30 anos de serviços gratuitos aos motoristas, no combate ao furto e roubo de cargas, apoio na saúde e segurança, resgate de motoristas e defesa da categoria, Appio comemora a conquista do Sest/Senat para a região, reivindicada há muitos anos.

O parlamentar registra a iniciativa do empresário Paulo Ossani , que acaba de criar o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Vacaria e Região, que dará suporte às atividades do Sest/Senat. Um dos fundadores do Centronor, Ossani preside a entidade que foi destaque, pela formação de condutores, na última Transpo-Sul.

Em oito anos, dobrará o número de caminhões da frota brasileira, o que exigirá melhores rodovias e motoristas qualificados. Ossani confirma que atualmente muitas empresas têm caminhões parados, por falta de motorista especializado.

Um caminhão custa entre 300 e 500 mil reais, dispõe de equipamento computadorizado e sua adequada funcionalidade poderá significar ganho ou perda de recursos dos transportadores, em combustível, pneus e vida útil do caminhão.

Os transportadores rechaçam a crítica de que são responsáveis pelos buracos das estradas, alegando que o eventual excesso da carga é de responsabilidade dos embarcadores (donos das mercadorias). Esta distorção ocorre entre muitos autônomos e terceirizados, que são obrigados a carregar além do permitido.

Appio lembra que na criação do Programa Estadual de Concessões de Rodovias, em 1996, foi fixada em lei a obrigatoriedade dos pedágios instalarem balanças móveis e fixas, para fiscalização do excesso da carga. Além disso, a complexidade de operacionalizar o cumprimento da lei do peso/por eixo e não pelo peso/total da carga, aumenta as dificuldades dos transportadores autônomos.

A má qualidade na conservação das estradas pedagiadas é de responsabilidade das concessionárias, como foi denunciado pela AGERGS em 2005. Na região de Vacaria e Antônio Prado, a RS122 poderá ser interrompida novamente, pelos buracos/crateras que provocam acidente, o mesmo ocorrendo na RS470 Carlos Barbosa/Garibaldi/Bento/Veranópolis/Nova Prata.

Appio foi informado pelo DAER que as obras de restauração foram contratadas, mas que a demora no início dos trabalhos é de responsabilidade das Construtoras Licitadas.

E agora as últimas do www.twitter.com/franciscoappio

GOVERNADORA YEDA CRUSIUS vai inspecionar em breve, as obras do Aeroporto Regional de Cargas de Vacaria, garantindo sua conclusão neste ano.

YEDA executa 30% do projeto. Os outros 70% são do PROFAA, constituído por percentuais das passagens aéreas. Vacaria comprou a área.

ATUAL AEROPORTO está parcialmente interditado nas cabeceiras. A área urbana é do Ministério da Aeronáutica e será permutada com o município.

CONVÊNIO foi conquistado em 1997, junto ao Governo Britto. O deputado Francisco Appio teve decisiva participação nesta conquista regional.

Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

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