quarta-feira, 21 de julho de 2010

Roda Viva


Inezita Barroso
Cantora e apresentadora

Perto de completar 60 anos de carreira, Inezita Barroso comanda o mais antigo programa musical da televisão brasileira. O Viola Minha Viola, que completou 30 anos no último mês de junho, é marca registrada das manhãs de domingo na TV Cultura. A apresentadora é chamada de Dama da Música Caipira e tornou-se referência para a música de raiz.

Ela compôs o mais completo mapa musical do Brasil caboclo, revelando, interpretando e divulgando as tradições populares, especialmente a cultura caipira, que influenciou diversos gêneros da música brasileira.

Caipira da cidade de São Paulo, a paulistana do bairro da Barra Funda Inezita Barroso nasceu em 1925. Foi estudar biblioteconomia, mas o contato com a música começou bem antes. Aos 11 anos aprendeu a tocar piano e violão e aos 25 já cantava no rádio, quando virou INEZITA - apelido de infância - e BARROSO - sobrenome do marido.

Os primeiros sucessos foram A Marvada Pinga e Lampião de Gás, músicas que marcaram para sempre seu repertório. Nos anos 50, Inezita espalhou sua voz pelo Brasil, através do rádio, da TV e do cinema. Com dezenas de álbuns lançados, atualmente ela descarta as grandes gravadoras e lança discos independentes, como o seu mais recente trabalho, Sonho de Caboclo.

Inezita Barroso dedicou grande parte de seu trabalho em pesquisa e divulgação da música popular, da moda de viola, do pastoril e das canções do Brasil caboclo. Até o ano passado ela também dava aulas em duas universidades paulistas.

Participam como convidados entrevistadores:
Pedro Alexandre Sanches, jornalista e crítico de música, repórter especial do portal IG; Patricia Palumbo, jornalista, apresentadora do programa Vozes do Brasil da Rádio Eldorado e apresentadora do programa instrumental SESC Brasil no SESC TV; Mazinho Quevedo, cantor, compositor e instrumentista e Lucas Nobile, repórter do Caderno 2, do jornal O Estado de S. Paulo.

Colaboradores:
Juliana Periscinotto, estudante de jornalismo (http://twitter.com/JuPeriscinotto); Amanda Souza, professora e produtora (http://twitter.com/amandette); Rebeca Borges Guimarães, assessora financeira (http://twitter.com/becaborges) e Diego Dacax, jornalista (http://www.flickr.com/dacax).

Apresentação: Heródoto Barbeiro

O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h00.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva
Para cancelar o recebimento dos emails do Roda Viva, por favor, acesse:
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva/comenteeparticipe-cancelar.asp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim