sexta-feira, 23 de julho de 2010

Proteção da Maçã

O corredor fitossanitário para proteger os pomares gaúchos de maçã, pêra e derivados contra a ação de pragas é realidade. Nesta semana a Governadora Yeda Crusius sancionou projeto de autoria dos deputados Francisco Appio e Jerônimo Goergen, ambos do PP, que estabelece um sistema prévio de avaliação sanitária sobre a qualidade das maçãs importadas pelo Estado do Rio Grande do Sul.


Ao final do semestre legislativo, o projeto foi aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa e com a sanção governamental transformou-se na Lei nº. 13.491.


O objetivo da proposta sancionada é evitar que eventuais doenças comuns na fruticultura de países como Argentina e Chile afetem a produção gaúcha. “Continuamos importando frutas que podem ser transmissoras de pragas, mas agora temos um corredor fitossanitário para isolar os nossos pomares e protegê-los”, afirmou o parlamentar.


A Cydia Pomonella, que trouxe grandes prejuízos à produção argentina de maçã, tem como principal ação o ataque à polpa da fruta, tornando-a inútil para o consumo humano. "O Brasil é livre da doença. Isso dá à maçã gaúcha um maior respeito, credibilidade e preferência no mercado europeu. Queremos preservar esta condição", afirma Appio. Além deste projeto, Francisco Appio também é autor da lei que incluiu da maçã como alimento obrigatório na merenda escolar da rede estadual de ensino.



CLIQUE AQUI E LEIA A LEI 13.491/2010



Veja a seguir as últimas do TWITER



DISTRITO de Caxias, quase se emancipou nos anos 90. Junto à BR116 (antiga BR2) tem igreja com formato de cabine de caminhão.A festa é lá.



ANA RECH, imigrante italiana, fez fama com a 1ª pousada para tropeiros (precursores dos caminhoneiros) no final do século XIX.



RENAIS CRÔNICOS DE VACARIA reúnem-se domingo com almoço de confraternização, aberto à sociedade apóiadora.Estaremos representados.



SOS CAMINHONEIRO tem manual para entender os pedágios e sugerir (aos novos legisladores) as mudanças necessárias. Em www.appio.com.br



CAMINHONEIROS reúnem-se em Ana Rech , Vacaria, Três Cachoeiras (domingo) e Veranópolis (sábado) para festejar o DIA DO MOTORISTA.



SEGURO AGRÍCOLA levará os produtores de uva e de maçã à sala do Ministro da Agricultura, em breve, com pedido de liberação de mais recursos.




Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim