quarta-feira, 21 de julho de 2010

Nelson Mandela




Internacional «Um exemplo vivo»


África do Sul: Nelson Mandela fez 92 anos



2010-07-19 10:38:07
Joanesburgo – A ONU celebrou este domingo, o Dia de Nelson Mandela, no mesmo dia em que o Nobel da Paz comemora 92 anos de idade.



Por ocasião do aniversário de Nelson Mandela, o líder sul-africano, Jacob Zuma, disse que o país deve manter a unidade e a solidariedade que mostrou no Mundial, sendo que é essa a grande lição a extrair do legado de Nelson Mandela. Milhares de pessoas dirigiram-se a Mvezo, sua terra natal, para lhe prestar homenagem.

Devido ao seu estado de saúde débil, Mandela celebrou o aniversário em casa, em Joanesburgo, junto da família e amigos, não tendo participado em nenhuma cerimónia pública. O ex-Presidente sul-africano festejou também ontem o 12/o aniversário de casamento, uma vez que casou com Graça Machel quando fez 80 anos.

O domingo foi ainda dia para as Nações Unidas celebrarem o Dia de Nelson Mandela, uma forma de promover a cultura de pacifismo e liberdade. O Dia de Nelson Mandela foi instituído em Novembro de 2009 pela Assembleia Geral da ONU, sendo que foi a primeira vez que as Nações Unidas deram este tipo de reconhecimento a uma pessoa.

A ONU reconheceu a dedicação de Mandela «ao serviço da Humanidade na resolução de conflitos, nas relações entre etnias, na promoção e protecção dos direitos humanos, na igualdade entre os sexos e nos direitos das crianças e de outros grupos vulneráveis», de acordo com um comunicado da organização. O Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou, a propósito da celebração, que Mandela é um «exemplo vivo dos principais valores das Nações Unidas».

*****

Tributo a Nelson Mandela

Clique na figura abaixo e conheça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim