segunda-feira, 12 de julho de 2010

Espanha Campeã do Mundo











Dom 11 de Jul 19:45 BRT
Fotos: Yahoo

Um título para La Masia

Por Sergio Rizzo

Sete jogadores que contribuíram hoje em campo para que a Espanha conquistasse o título mundial (Piqué, Puyol, Busquets, Xavi, Iniesta, Pedro e Fábregas), além do goleiro reserva Valdés, saíram da mesma "cantera", como os espanhois chamam os centros de formação: La Masia, a sede do futebol de base do Barcelona, onde alguns desses atletas, vindos de outras cidades, chegaram a morar.

De seus campos, também saíram, entre muitos outros, o atual treinador da equipe profissional, Pep Guardiola, e o argentino Lionel Messi.

No livro "Hablamos de Fútbol", publicado em 2009 pela You First Foundation e pelo Unicef a partir de uma série de reportagens escritas pelo jornalista Orfeo Suárez para o jornal "El Mundo", alguns dos atuais campeões mundiais falam da importância que La Masia teve em suas carreiras.

"O culpado de tudo foi Cruyff", diz Xavi em resposta a uma pergunta sobre por que La Masia teria se tornado um "forno" de bons meio-campistas, e lembrando o período em que o ex-jogador holandês foi treinador da equipe principal. "Ele impôs um sistema muito claro, um 3-4-3. Todo o jogo se baseava em triângulos, com dois vértices: o 4 (Guardiola) e o 6 (Bakero). Por meio deles, se conectavam todos. As equipes de base jogavam da mesma maneira, e essa dinâmica começou a produzir."

Xavi lembra que um dos auxiliares de Cruyff, Ángel Vilda, cuidava dos treinamentos específicos para a sua posição. "Ele passava a bola e, antes que chegasse, já gritava 'para o sete!', que é quem eu deveria encontrar em campo. Aprendi a olhar antes de receber. Isso é a Can Barça: fazer girar e conservar infinitamente a bola... Esses conceitos, quem nos ensinava também era Joan Vilà."

Iniesta chegou a La Masia aos 12 anos, depois que um olheiro o viu no torneio infantil de Brunete. "Desde então, toda a ênfase está no controle de bola, com a mesma forma de treinamento em todas as divisões", afirma o autor do gol do título. "Você sobe de categoria, mas conserva o jogo. É uma boa fórmula para a equipe principal sempre que, como agora, ela tiver como base a 'cantera'".

No livro, Puyol considera que há dificuldades em transportar o estilo de jogo para a seleção. "Se corre tudo bem, é o mais bonito, como aconteceu na Eurocopa de 2008, mas o futebol de seleções é diferente, porque aprender os mecanismos é mais difícil, devido à escassez de tempo, e você joga sempre partidas decisivas. Sabemos que nossa qualidade, o que nos faz diferentes, é a posse de bola, mas precisamos buscar o equilíbrio, e isso passa por defender."

Abaixo, um vídeo sobre La Masia com a participação de Guardiola, Xavi, Messi e outros.

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim