quarta-feira, 14 de julho de 2010

Escritos Negros

ESCRITOS NEGROS


10 e 18 de Julho Marcio Barbosa e Akins Kinte Discutem e Literatura Negra e o RAP

O projeto “Escritos Negros: A Literatura Rap Negra” traz artistas que dialogam literatura e rap, para compartilhar experiências com o público e apresentar suas criações. Projeto contemplado pelo Edital de Ocupação do CCJ.
Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Zona Norte. São Paulo. Grátis.

Márcio Barbosa e Literatura Suburbana Dia 10/07, sábado, 18h Espaço Sarau
Márcio Barbosa (Quilombhoje) apresenta um pouco da história dos 30 anos de publicação dos Cadernos Negros. O encontro será encerrado com a realização de um sarau organizado pelo coletivo “Literatura Suburbana”.


AKINS KINTE E PATOTA d’FIRMINO Dia 18/07, domingo, 18h Anfiteatro
Akins Kinte, poeta e integrante do grupo de rap Patota d’Firmino, apresenta sua trajetória dentro da literatura e do rap. O encerramento fica por conta da apresentação musical do grupo Patota d’Firmino

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
*******************************************************************************************************************

CONCURSO DE REDAÇÃO CAMÉLIA DA LIBERDADE 2010.



Com base na Lei 10.639/03, que determina a implantação, nos currículos escolares , de temas referentes à História da África e dos africanos e a História e Cultura Afro-brasileira, o CEAP criou, em 2006, no Rio de Janeiro o Concurso de Redação Camélia da Liberdade, que é Patrocinado pela Petrobras, e a partir de 2008, São Paulo passou a participar.



O Concurso é dirigido aos:



Alunos de Ensino Médio, regularmente matriculados em escolas particulares, públicas e em núcleos de pré-vestibulares populares, nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, nos âmbitos municipal, estadual e federal.



Objetivos do Concurso:



Divulgar e incentivar a implementação da Lei 10.639/03;

Refletir sobre ações afirmativas e igualdade racial na sociedade brasileira;

Tornar conhecido personagens negros de relevância na história do Brasil.



Como participar?



O formulário de inscrição e a lista com o nome do professor orientador, e o nome dos alunos que participarão do Concurso, está disponível no site: www.portalceap.org deverá ser preenchida e enviada ao: Instituto do Negro Pe. Batista – INPB, Rua: Venceslau Brás, 78 – sala 101 – Centro, CEP 01016-000. A escola realizará o concurso interno, selecionará as 6 melhores redações indicando a que deverá concorrer ao premio e encaminhará, também, ao Instituto. As redações serão analisadas pela CESGRANRIO, que indicará as três finalistas do concurso no Rio de Janeiro e em São Paulo. Informamos que a data limite para fazer a inscrição e enviar a redação, é 31/08/10. Solicitamos que a inscrição seja feita o mais breve possível, uma vez que o material de apoio (Kit),está disponível somente, para o estabelecimento que fizer a inscrição.

O kit de apoio aos professores é composto por: uma bolsa, dois DVDs intitulados, “Cultura Negra, Resistência e Identidade”, e, “A Construção da Igualdade- História da Resistência Negra do Brasil”, os livros, “João Cândido e a Chama da Liberdade”, e, “Solano Trindade: Redação de muitas vidas”, que contem as 30 melhores redações do Concurso de 2009; entre outros livros, revistas sobre a aplicação da Lei, as diversidades raciais, Cultura Afro-brasileira

O Concurso Camélia da Liberdade 2010, tem como tema da redação: João Cândido, o Marinheiro da Liberdade. 100 Anos da Revolta da Chibata.



João Cândido Felisberto, nasceu em 24 de janeiro de 1880, em Encruzilhada do Sul (RS). Filho de escravos, João Cândido, por recomendação de um velho amigo, o então capitão de fragata, Alexandrino de Alencar, entrou como recruta na Marinha do Brasil em 1894, aos 13 anos. Seu nome foi marcado na história como o líder da Revolta das Chibatas, em 22/11/1910. Para mais informações acesse: www.portalceap.org



A Revolta


A maioria dos marinheiros eram negros e eram açoitados às vistas dos companheiros, por determinação dos oficiais brancos. Após o marinheiro negro, Marcelino Menezes, ter desmaiado e mesmo assim continuar recebendo as chibatadas, por haver ferido à faca um companheiro, eclodiu a Revolta da Chibata na noite de 22/11/1910.

João Cândido, líder do movimento, teve apoio de tripulantes e de outros navios da Marinha Brasileira, ancorados na Baía de Guanabara. Hastearam bandeiras vermelhas com os dizeres, “Ordem e Liberdade”, e, apontaram mais de 80 canhões para o Palácio de Governo, na cidade do Rio de Janeiro. Os revoltosos enviaram radiograma ao Governo, exigindo o fim efetivo dos castigos corporais, o perdão por sua ação e melhores condições de trabalho. Estarrecido, supondo tratar-se de um golpe político das forças inimigas, após cinco dias de pânico, o Governo aprovou medidas para o fim das chibatadas e anistiou os amotinados. Em festa, os marinheiros entregaram os navios e, finalmente, o uso da chibata como norma disciplinar na Marinha de Guerra do Brasil, foi extinta, entretanto, eles sofreram punições severas. Para mais informações acesse: www.portalceap.org



Premiação



O estudante classificado em primeiro lugar receberá um notebook, e uma impressora multifuncional; o Professor orientador, um notebook, e escola um laboratório de informática com dez computadores.



O estudante que ficar em segundo, receberá um microcomputador e uma impressora jato de tinta, e o terceiro colocado, receberá um microcomputador. Nestas colocações, os professores e escolas não serão premiados.

Além da premiação aos 3 primeiros colocados, o CEAP publicará um livro com as 30 melhores redações (inclusa as 3 premiadas) de cada Estado, que será entregue aos autores e suas respectivas escolas, durante o lançamento da próxima edição do concurso de redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim