quarta-feira, 7 de julho de 2010

Boletim do Diplo - Le Monde

Internet - Boletim 56 - 25/8/2008


Jornalismo Crítico | Equipe | Copyleft | Contato | Escreva | Edição Impressa | Assinaturas

--------------------------------------------------------------------------------
CADERNO BRASIL / PAÍS:


ENERGIA & FUTURO
O petróleo e o tempo
Estaremos ricos, com a descoberta dos imensos campos de petróleo do "pré-sal"? Ficarão para trás os problemas da falta de recursos financeiros? Tudo dependerá de decisões políticas que serão tomadas nos próximos meses. Questão crucial: que ritmo de exploração atende aos interesses da sociedade? (Por André Ghirardi)



AUTORITARISMOS
De costas para Rondon
O ataque de certos ideólogos militares à demarcação da reserva Raposa-Serra do Sol afronta o pensamento e obra do marechal. Ele valorizava a existência de Nações Autônomas indígenas; não a mera assimilação de indivíduos ao mercado de trabalho, como querem agora generais e empresários (Por Ricardo Cavalcanti-Schiel)


CADERNO BRASIL: TENDÊNCIAS


GEOPOLÍTICA
Ai dos que crêem no Império
Ainda que muito breve, a guerra entre Geórgia e Rússia revelou algo chocante para o pensamento convencional. Menos de vinte anos após vencerem a Guerra Fria, os EUA já perderam a condição de poder mundial solitário. Na verdade, deixaram até mesmo de ser superpotência... (Por Immanuel Wallerstein)



GEOPOLÍTICA
Guerra e Paz
Grande derrotada da Guerra Fria, a Rússia conservou, porém, seu arsenal nuclear e potencial militar e econômico. Será a principal questionadora da nova ordem mundial, conforme a equação do norte-americano Morgenthau. Por isso, a guerra na Geórgia não reproduz o passado: ela anuncia o futuro (Por José Luís Fiori)



CADERNO BRASIL: AMÉRICA DO SUL



PARAGUAI
O quebra-cabeças de Fernando Lugo
Eleito por seu compromisso com mudanças, o novo presidente paraguaio precisa colocar o Estado a serviço das maiorias — o que inclui reforma agrária e tributária. Mas enfrentará enorme resistência das elites e sua base parlamentar é dividida e frágil. Saberá mobilizar a sociedade, para romper impasses? (Por Carlos Iaquinardi Castro)



BOLÍVIA
No referendo, o sinal para a virada
Ao discursar no início do ano, vice-presidente boliviano, Álvaro García Linera, antecipava: uma consulta popular poderia ser ponto de bifurcação para mudanças profundas. Diplô Brasil publica a fala, que vê o país envolto em revolução radical — porém pacífica, democrática e inclusiva (Por Álvaro Garcia Linera)



CADERNO BRASIL: IDÉIAS



CULTURA PERIFÉRICA
Na Bienal do Livro, um roteiro alternativo
Debate sobre literatura periférica e um punhado de editoras, universitárias e semi-artesanais, valeram a visita. Aí persistiu o encanto de uma feira que foi indispensável — mas chega aos 40 anos um tanto decadente e deselegante. Talvez por apostar no gigantismo, e se render à lógica de mercado (Por Eleilson Leite)



CULTURA
Bom senso e bom gosto
Segundo fórum regional de debates sobre o Plano Nacional de Cultura volta a atrair — agora em Fortaleza — centenas de produtores. Participantes sugerem reduzir o peso do eixo Rio-São Paulo, expressam posições divergentes sobre direitos autorais e questionam sentidos da Lei Rouanet (Por Marília Arantes)



PALAVRA 42

Nota do Editor
Por Rodrigo Gurgel
Aqui

Notas sobre contos machadianos
Nem tudo da farta produção de Machado de Assis, quase uma centena e meia de narrativas breves, merece ser lido
Aqui

A traição da pátria e outras suposições literárias
Os escritores estrangeiros são recebidos aqui — e não há diferença se bem ou mal: eles são sempre mais importantes — com um tipo de sorriso bastante comum
Aqui

Um portal de papel
Solaris é uma revista-portal que não pode ser encontrada em livrarias ou nas bancas – porque ela é mais uma ação viral que uma publicação
Aqui

As histórias da história de Biafra
"Meio sol amarelo", de Chimamanda Ngozi Adichie, põe a história da tragédia de Biafra no mapa da geração Google
Aqui



Boletim de atualização de Le Monde Diplomatique-Brasil -- edição internet. A retransmissão é bem-vinda. Para passar a receber regularmente, clique aqui.





--
Antonio Martins
Skype: antoniomartins-brasil

Editor
Le Monde Diplomatique
www.diplo.org.br


-----Anexo incorporado-----


_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas2.rits.org.br
http://listas2.rits.org.br/mailman/listinfo/boletimdiplo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim