sexta-feira, 18 de junho de 2010

Maçã Representa mais de 30% do ICMS

Maçã representa mais de 30% da geração de ICMS em Vacaria
Dados foram apresentados em seminário internacional


Grande número de presentes no evento (foto:Jonatas Campos) Mais de 300 pessoas estão participando do Seminário Internacional de Fruticultura em Vacaria. A abertura oficial do evento ocorreu nesta quarta-feira,16/06, no Centro de Eventos Bortolon. A iniciativa é das empresas Proterra e Mussato Consultoria.

Em seu discurso o diretor da Proterra engenheiro agronômo Elvio Guanini Rossi fez uma rápida recuperação histórica da evolução da agricultura na região. Ressaltou que através do trabalho de técnicos e produtores é possível produzir de forma sustentável e eficiente.

Rossi argumentou que a região é responsável pela geração de novas tecnologias e programas como é o caso da Produção Integrada de Maçã. Os produtores superam desafios e buscam alternativas como é o caso também do cultivo das pequenas frutas.

O prefeito de Vacaria Elói Poltronieri apresentou alguns dados que aponta a maçã como uma das principais fontes de renda do município. Segundo ele, a cadeia produtiva da maçã representa 30,9% do total arrrecadado através do ICMS, o que equivale a mais de R$ 4 milhões.. No que se refere apenas à produção primária, o percentual de representatividade é de 11,6%. Na área da indústria e comércio o índice chega a 19,2%.

Conforme Poltronieri, cinco entre as 10 maiores empresas do município tem atividade ligada a produção de maçã. Ao abordar a implantação dos primeiros pomares em Vacaria, Elói lembrou da importante atuação do engenheiro agronômo Genor Mussato.

O primeiro painel abordou as oportunidades e políticas para a produção de maçãs no Rio Grande do Sul e no Brasil. O deputado federal Afonso Hamm destacou as ações da Frente Parlamentar da Fruticultura na Câmara dos Deputados.
O Seminário de Fruticultura termina na sexta-feira. A programação em www.proterra.agr.br


Tags: maçã, ICMS, produtores, fruticultura, Vacaria

Rádio Fátima AM (Jornalismo), 16/06/2010, 19h48

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim