segunda-feira, 14 de junho de 2010

A Maçã Na Mesa

Com um dos objetivos de discutir o futuro da produção de maçãs no Estado, o SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FRUTICULTURA, iniciará na próxima quarta-feira (16/06) em Vacaria, ampliando os debates com convidados internacionais na quinta e sexta-feira. Iniciativa do Grupo Proterra Engenharia Agronômica, liderado pelos agrônomos Genor Mussato, Leandro Bortoluz e Rosa Sanhueza, tem seu êxito assegurado pelo grande número de inscrições.



O Seminário terá lugar no centro de Eventos Bortolon, pois o Centro de Eventos Casa da Maçã no Mercado Público, apesar de inaugurado em outubro passado, ainda necessita de melhoramentos e conclusão de alguns serviços e obras.



Enquanto a FRUTIVAR de 2009 discutiu a maçã do pomar para fora e as relações do produtor/comércio e consumidor, este Seminário pretende debater as novas alternativas para aumento de produtividade, rentabilidade e adequação da produção ao mercado.



De acordo com o deputado Francisco Appio, apesar dos valores nutritivos (veja em www.appio.com.br a publicação “A Maçã na Cozinha”), o consumo ainda é baixo, a maçã não consta dos cardápios dos restaurantes, os turistas não sabem onde comprar a fruta em Vacaria e apesar de ser a principal classificadora/embaladora e exportadora da maçã, nada (pórtico) identifica Vacaria para os turistas que utilizam a BR116 e a BR285.



Um debate que parece mais ideológico, entre os defensores da agricultura familiar e os produtores, incentivado por alguns agentes públicos, enfraquece a posição e despreza os negócios que alimentam mais de 50% da economia regional e responsável pelo sucesso do comércio varejista de Vacaria.



O mercado em baixa, para a fruta nobre, revela uma das grandes dificuldades de organização do setor. A maçã é mais barata que a banana.



“Na área legislativa, além da Isenção do ICMS para a Maçã, conquistamos através da Lei 13.369/2010, o reconhecimento da fruta como alimento saudável, ao ser incluída na Merenda Escolar do Estado”, lembra Appio.



O novo desafio legislativo é aprovar o PL 235, apresentado conjuntamente pelos deputados Francisco Appio e Jerônimo Goergen, para criar o Corredor Fitossanitário, com o objetivo de proteger os pomares da região de pragas que possam vir de outros países. “Nenhuma fruta importada transitará pelo Estado sem o devido exame fitossanitário”, alerta Appio.



Com tramitação concluída e Parecer Favorável na Comissão de Constituição e Justiça, o PL 235 deveria ser votado na quarta-feira, mas o adiamento do projeto de lei da Fase e do salário Mínimo Regional adiará esta votação.



Clique aqui e acompanhe a programação do Seminário Internacional



As últimas notícias/opiniões no www.twitter.com/franciscoappio



SEMANA decisiva para a FASE e as crianças de rua de Porto Alegre. Votação prevista para quarta-feira 16 (Assembleia Legislativa). Passará.

CARLOS RIGOTTI (artista plástico) festejado pelos seus 80 anos. Neste domingo, no Atelier Livre de Vacaria, por conta da Daniela Caieron.

QUEIMA-DE-CAMPO ou "sapecada" é necessária nos Campos de Cima da Serra (estudos científicos), não afeta florestas e tem normas de precaução.

PARECER FAVORÁVEL será lido e votado no dia 22 de junho. Se ninguém pedir vista.

QUEIMADA É OUTRA COISA. Conheça os estudos científicos da UCS, na publicação digitalizada em www.appio.com.br
Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim