quarta-feira, 30 de junho de 2010

Informatização nas Delegacias

Informatização transforma rotina nas delegacias do Rio Grande do Sul
26/06/2010 15:11

Informações policiais contidas em pilhas de papel agora podem ser acessadas rapidamente por meio eletrônico na maioria das delegacias do Rio Grande do Sul. Em funcionamento em 351 delegacias, do total de 534 órgãos policiais do Estado, o Sistema de Polícia Judiciária (SPJ), que até o final do ano atingirá todos os órgãos operacionais da Polícia Civil (PC), está transformando as rotinas de seus usuários. "É uma ferramenta excelente, exclusiva da PC gaúcha, que facilita o trabalho dos delegados e seus agentes, agilizando o atendimento aos cidadãos", diz a delegada Viviane Francisco Pinto, diretora da Divisão de Sistemas e Equipamentos do Departamento de Informática Policial, órgão responsável pelo desenvolvimento do sistema, juntamente com a Procergs.

Idealizada desde 2004, a implementação do SPJ ganhou força a partir de 2009, como parte das ações do projeto de Modernização e Integração do Sistema de Inteligência da Segurança Pública, dentro do Programa Estruturante Cidadão Seguro, do Governo do Estado. Naquele ano, o sistema entrou em teste em duas delegacias. Com o aporte de R$ 4 milhões do Estruturante, que possibilitou a infraestrutura necessária - instalação dos pontos de rede; canal de dados compatível com o sistema e microcomputadores - em dezembro de 2009 já estava implementado em 285 órgãos da PC/RS.

Para os cidadãos, o sistema propicia maior agilidade e qualidade nas demandas junto a esses órgãos. Para o Estado, as vantagens são muitas: melhor aproveitamento das atividades-fim da PC, já que o SPJ otimiza o tempo de trabalho nos feitos policiais; diminuição nos custos que envolvem despesas com material de expediente e deslocamentos dos policiais, já que a operacionalidade é eletrônica, dentre tantas outras.

Com a ferramenta eletrônica, os delegados detêm amplo controle dos procedimentos por eles instaurados, com o acompanhamento de todo o andamento até a remessa dos procedimentos ao Poder Judiciário. Em 2009, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul registrou cerca de 1,3 milhão ocorrências policiais.

"Somente com a informatização é possível gerenciar todos esses dados, já que somos, atualmente, apenas 380 delegados no Estado. Eventos criminais aumentaram muito nos últimos anos, portanto é necessária a informatização em benefício da sociedade. O Governo do Estado, por meio desta instituição está trabalhando muito para ampliar a tecnologia em benefício da sociedade", afirma Viviane.

Além da modernização dos sistemas de Inteligência, o Governo do Estado, por meio do Estruturante Cidadão Seguro, promoveu ações de recomposição do efetivo da Segurança Pública. Somente na Polícia Civil, estão em curso de formação, via concurso público, 161 novos delegados e 607 novos agentes, dentre escrivães e inspetores. Em maio, a governadora Yeda Crusius autorizou concurso para o preenchimento de mais 250 vagas para inspetores, bem como 250 vagas para escrivães.

De acordo com a governadora, conquistas como essas só estão sendo possíveis graças ao ajuste fiscal, interropendo um ciclo de 37 anos em que o Estado gastava mais do que arrecadava, e que proporciona ao Governo aumentar os investimentos em áreas prioritárias como a Segurança Pública.

Fonte: www.estado.rs.gov.br

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