sexta-feira, 18 de junho de 2010

Exportação de Maçã

Vacaria já exportou mais de 50 milhões de quilos de maçã
A Holanda é a maior importadora da fruta brasileira


Marcas que exportam a fruta(foto:Jonatas Campos) O Ministério da Agricultura , através do processo de Fiscalização na Origem, realizado em Vacaria já autorizou a exportação de 50 milhões de quilos de Maçã.O Trabalho realizado pela fiscalização do MAPA, através ds SFA/RS localizado em posto instalado em área da embrapa, realizou o Exame Fitossanitário de 2.829 amostras, verificando a presença de pragas ou doenças,e emitindo o Certificado Fitossanitário de Exportação e após autorizando o embarque de 2.790 containers.

Segundo o Fiscal Federal Agropecuário Agrônomo Mauro Cirne, só para ter noção do que representam estes containers , caso fossem colocados um ao lado do outro, corresponderia a 41 km , praticamente a distância de Caxias a Bento Gonçalves.

As exportações foram para 29 países, cabendo destacar Arabia Saudita, Argélia, Alemanha, Bangladesh, Canadá, Cingapura, Dinamarca, Emirados Arabes Unidos, Estonia, Estados Unidos ,Espanha, França, Finlândia, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Líbia, Malta,Mauritania, Portugal, Paquistão, Reino Unido, Russia, Senegal e Suécia.

O maior importador de maçãs brasilieras é a Holanda, que distribui por toda a Europa. Segundo Cirne, até o presente momento não foi detectado problemas na maçã exportada o que demostra as qualidades do serviço prestado e a qualidade da fruta brasileira. O Brasil abriu importantes mercados pelo Mundo, e com grande potencial de crescimento das Exportações.

A exportação de maçã também está sendo discutida no Seminário Internacional de Fruticultura que se estende até esta sexta no Centro de Eventos Bortolon.


Tags: exportação, maçã, Embrapa, Holanda, Vacaria

Rádio Fátima AM (Jornalismo), 17/06/2010, 09h08

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim