segunda-feira, 21 de junho de 2010

Chile Vence Suiça


Chile vence Suíça e fica perto das oitavas de final
Mark González marcou o único gol da partida









Gonzalez marcou o gol do Chile na vitória sobre a Suíça
Crédito: Phillipe Huguen / AFP
Em jogo marcado por recorde histórico da defesa da Suíça, o Chile conseguiu superar a forte paredão defensivo da equipe europeia, venceu por 1 a 0 e ficou perto de garantir a vaga para as oitavas de final da Copa do Mundo. Precisará agora de um empate contra a Espanha para confirmar a liderança e a classificação no Grupo H.

Confira um slideshow especial da Copa do Mundo

Antes de sofrer o gol chileno no segundo tempo, a Suíça completou 558 minutos sem ter as redes balançadas e superou o recorde anterior da Itália, que ficou 550 minutos sem sofrer gol - de 1986 a 1990. Em 2006, a Suíça disputou quatro partidas e foi eliminada nas oitavas de final da Copa da Alemanha, após ser derrotada nos pênaltis pela Ucrânia. Neste ano, a equipe suíça entrou com ares de azarão no Mundial da África do Sul, e surpreendeu ao derrotar na estreia a favorita Espanha por 1 a 0.

A vitória chilena no jogo desta segunda em Port Elizabeth manteve o bom retrospecto dos países sul-americanos no Mundial. Uruguai, Argentina, Brasil, Paraguai e Chile lideram os seus grupos.

Os suíços, mesmo com a derrota, continuam com chances de avançar. Precisarão derrotar Honduras na última rodada por dois gols de diferença para não depender de mais nenhum resultado.

Apesar do recorde da defesa, não foi fácil para a Suíça encarar o Chile. Os suíços atuaram com um jogador a menos desde os 30 minutos do primeiro tempo. Behrami deixou o braço e atingiu Vidal em disputa de bola na lateral. O arbitro árabe Khalil al Ghamdi não pensou duas vezes em mostrar o cartão vermelho.

Para tentar segurar o marcador, o técnico Ottmar Hitzfield tirou o atacante Frei para colocar Barnetta, num esquema mais defensivo. O Chile criou uma boa chance no primeiro tempo. Aos 40 minutos, o atacante Beausejou cruzou pela direita. Alexis Sánchez dominou no peito, mas chutou fraco.

Na etapa final, o técnico Marcelo Bielsa colocou Gonzalez na vaga de Vidal e Valdivia no lugar de Suazo. O Chile foi para a pressão. Aos 3 minutos do segundo tempo, Fernandez cobrou falta rasteiro para a entrada da área. Sanchez arriscou o chute e Gonzalez, impedido, desviou para o gol. O arbitro corretamente anulou a jogada.

Aos 11 minutos, Grichting cometeu uma falha incrível e perdeu a bola para Sanchez. O chileno invadiu a área pela diagonal e não conseguiu passar pelo goleiro Benaglio, que fez bela defesa.

A muralha suíça caiu aos 29 minutos da etapa final. Paredes recebeu passe de Valdivia pela direita, ganhou do goleiro e cruzou. Livre na pequena área, Gonzalez mandou de cabeça para o fundo do gol, para alegria de Marcelo Bielsa.

Veja a tabela de jogos da Copa e muito mais no infográfico abaixo:





Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim