sexta-feira, 18 de junho de 2010

Caminhões

O Governo Federal prorrogou até 30/12/2010 a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os caminhões. A medida vai reforçar a renovação da frota nacional. Pelas estradas brasileiras rodam cerca de um milhão e oitocentos mil caminhões.



Para caminhões, tratores e reboques, a alíquota, que subiria para 5% a partir de julho, continuará reduzida a zero. Para caminhonetes e picapes, o imposto, que aumentaria para 8%, será mantido em 4%. Os bens de capital que estão com a alíquota zerada também ficarão sem pagar IPI até 31 de dezembro.



De acordo com o deputado Francisco Appio , as empresas e autônomos têm o benefício do PRÓ CAMINHONEIRO, mas faltam recursos nos bancos. Os autônomos investem na substituição do caminhão usado, com financiamento em 48 prestações.



Nesta semana, a Polícia resgatou um caminhão de Vacaria, furtado na região metropolitana. “O motorista ficou com o carnê para pagar 47 prestações, mas recuperado o veículo, respira aliviado”, comenta Appio.



Se por um lado o governo está facilitando a compra de caminhões para a renovação da frota, o seguro está cada vez mais caro e tornando-se proibitivo, segundo alegam os caminhoneiros autônomos. Para a grande maioria, a fórmula de consorciar-se em cooperativas com seguro em grupo está sendo mais compensador. É o caso das Cooperativas de Caminhoneiros de Ibiraiaras e Marau, que garantem a reposição do bem em caso de sinistro em até 80% do valor perdido em acidente, furto ou roubo.



Conforme Valmir Nardi, da Cotraibe de Ibiraiaras, o seguro em grupo é no mínimo 50% mais barato que a concorrência, banco ou corretora. Nardi explica que o proprietário do caminhão entra no grupo pagando 3% do valor da tabela FIP dividido em 12 parcelas. Mas os primeiros associados que fizeram seus seguros em 24 meses estão pagando 2%, cerca de R$ 300 por mês para um bem que custou R$ 200 mil.



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PEDÁGIOS COMUNITÁRIOS sobem no palanque das eleições como alternativa. Estamos colhendo assinaturas para ajudar o Comitê de Controle Social.

PEDÁGIOS - Os contratos terminam em 2013. No ano que vem começa o debate do novo Programa Estadual de Concessões. Tem que mudar o modelo.
PEDÁGIOS - Estamos concluindo um Manual para Entender os Pedágios Gaúchos. Elaborado para os candidatos e novos deputados da Assembleia.
A BR470 NORTE avança bem, um trecho (Barracão) mais rápido que o outro (Lagoa/Pontão). Mas a BR470 Sul...só promessas.

BR470 SUL(Barretos/Nova Prata) é do DAER graças à MP 82 (Medida Provisória do Atraso) do Olívio e do FHC. Onde é que estavam com a cabeça?




Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

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