terça-feira, 4 de maio de 2010

Selo Higiênico

Sossella propõe uso de selo higiênico em latas de bebidas



O deputado Gilmar Sossella (PDT) é o proponente do Projeto de Lei nº 284/2009, que dispõe sobre o uso de selo higiênico nas latas de bebidas. Segundo o parlamentar, que preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente, são frequentes os casos de intoxicação e de lesões bucais e labiais de consumidores por terem ingerido bebidas em latas.



Embora algumas indústrias tenham procedimentos de higienização e esterilização das latas, é sabido que os fardos contendo as latas ficam armazenados em depósitos nas distribuidoras e no comércio em geral, sujeitas ao contato com animais, fungos e até mesmo material inorgânico tóxico. As próprias gôndolas e expositores oferecem contato com esses agentes.



Segundo Sossella, um “selo higiênico”, ou seja, o lacre ou película feita de material que tenha propriedade isolante de agentes contaminadores, orgânicos ou não, “é hoje, o meio mais eficaz para se evitar a contaminação do consumidor, uma vez que esse, adquire o produto sem saber a procedência antes de chegar até suas mãos” relata. O parlamentar salienta ainda, que o ideal seria uma política consistente da vigilância sanitária nos armazéns e depósitos das empresas comercializantes dessas bebidas.



O Projeto está tramitando na Assembleia Legislativa, para parecer da Comissão de Constituição e Justiça, cujo relator é o deputado Luiz Fernando Záchia (PMDB).







FOTO: Antonio Grzybovski

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim