sexta-feira, 14 de maio de 2010

Salve os Velhos


Caminho das Folhas


salve os Velhos....

Posted: 07 May 2010 12:53 PM PDT

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIlm2FxpB2q1F89QNXq0VCMiWbSGCbqcxfb3Kq1DacFIY5zRexQB7di0szgnR21H0_XLRZSpkO62Mu-sAbEKwx64UU9SGmQEXOQFk6J_snd617H8W3MOGouTqd0tx6RxDKd26YDXA2J0iJ/s1600/mocadaservas+rev.jpgEntrou maio e os gerentes de supermercado, que não são burros nem nada, enchem gôndolas de vinho licoroso que alguns só vendem nessa época, porque é o que agrada aos Pretos Velhos. (Outro dia surgiu uma questão se devemos grafar ou não com maiúscula: devemos grafar com maiúscula nomes de entidades que possam levar a confusão sem ela, como Crianças, Boiadeiros e assim por diante).


Ainda há muito preconceito entre praticantes dos cultos afro-brasileiros; e contra eles nem se fala. Ontem mesmo 6 de maio o Globo não publicou na 3a página do caderno cultural que Fulano, “outro supersticioso”, tomaria banho de pipoca?! Os "demais supersticiosos" eram membros de uma família de atores ligada ao candomblé; telefonei na mesma hora para a redação.


Mas o 13 de maio é hoje data só da Umbanda, a grande festa dos Pretos Velhos. Eles trabalham de formas às vezes curiosas; uns anos atrás eu estava numa reunião pre-natalina pluri-religiosa, em que nos havia sido pedido para formar grupos de três e falar cada um de nossas religiões. No grupo em que eu estava um distinto senhor, representando uma “religião de base alemã” (sic) declarou assim que sentamos, - Que bom estar aqui com vocês! Agora pergunto a vocês, o que é que um Preto Velho teria a oferecer? - Obviamente rebati, apesar de “passada” como se diz. No dia seguinte eu estava numa palestra sobre Angola e senti um desejo imperioso de desenhar no papel e lápis que nos havia sido fornecido para anotar perguntas, e assim ganhei de presente do meu guia a Moça das Ervas, que é a minha assinatura visual no cartão e no portal. Nesse ano fiz cartões de Natal com essa imagem, e permaneci muitos meses ainda naquela associação pluri-religiosa com um cartão na bolsa até me convencer que envergonhado sem dúvida, aquele distinto nunca mais daria as caras por ali. Aí, saí eu também.... Salve o Treze de Maio.



You are subscribed to email updates from Caminho das Folhas
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.


Email delivery powered by Google
Gisela D'Arruda
www.caminhodasfolhas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim