sábado, 1 de maio de 2010

Roda Viva

Gabriel Bá e Fábio Moon
Quadrinistas


A falta de visibilidade e o pouco interesse do público brasileiro por obras próprias sempre dificultaram o surgimento de novos talentos no mundo dos quadrinhos. Mas o mercado brasileiro de HQ passa por uma nova fase. Artistas estão ganhando cada vez mais espaço em editoras nacionais e estrangeiras para publicar trabalhos originais.

Precursores de uma nova geração que tenta publicar material original no país e conquistar oportunidades de trabalho no seletíssimo universo dos HQs americanos e europeus, Gabriel Bá e Fábio Moon são adeptos da filosofia de que o quadrinista não pode depender de ter onde publicar para produzir.

O trabalho da dupla inclui uma adaptação para os quadrinhos da obra O Alienista, de Machado de Assis, vencedor do prêmio Jabuti, e 5 (Five), que conquistou o Eisner, o principal prêmio dos quadrinhos no mundo.

A dupla quebrou barreiras, derrubou preconceitos e conquistou o concorrido e cobiçado mercado internacional. O sucesso deles abre as portas e encoraja novos talentos no mundo dos quadrinhos.

Participam como convidados entrevistadores:
André Forastieri, jornalista; Érico Borgo, editor do site Omelete; Paulo Ramos, jornalista responsável pelo Blog dos Quadrinhos do portal UOL e professor de letras da Universidade Federal de São Paulo e Danilo Gentili, humorista e repórter do programa CQC da Band.
Colaboradores: Verônica Mambrini, colaboradora da Revista IstoÉ (http://twitter.com/vmambrini); Bárbara Vidal Aguiar, estudante de jornalismo (http://twitter.com/barbaravidal),
Paulo Henrique A. da Costa, programador da Polvora Comunicação (http://twitter.com/graveheart) e Jakelyne Lechinewski, fotógrafa e produtora de moda (http://www.flickr.com/jaklechi).

Apresentação: Heródoto Barbeiro


O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h00.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim