quinta-feira, 27 de maio de 2010

Livro

Roberto Laque autor do Livro Pedro e os Lobos

Sou jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP, universidade onde também estudei História.
Durante sete anos estive mergulhado numa tarefa árdua, mas muito interessante:
escrever a biografia de uma das pessoas mais fascinantes que já conheci - Pedro Lobo de Oliveira - e ainda fazer uma viagem pela luta armada durante os Anos de Chumbo.

E espero que o livro tenha ficado bom. Quem quiser conferir é só me mandar seu e-mail pra receber em PDF as primeiras 60 páginas - mais toda a estrutura da obra e alguns capítulos selecionados - ou entrar no site www.pedroeoslobos. com.
Fascínio

Meu interesse pelas ações da guerrilha começou em outubro de 1971, quando eu tinha ainda 11 anos e vi, aqui na Vila Ema - extrema periferia de São Paulo a época - um ônibus ser queimado por um comando da ALN sob a chefia do estudante de Medicina Gerson Reicher.
Nunca mais esqueci o depoimento que ouvi do cobrador: "Eram dois moços e uma moça. Eles pediram pra eu tirar a marmita e o dinheiro da féria do dia porque não queriam prejudicar ninguém do povo, só protestar contra o aumento do preço das passagens".
Numa parede próxima ficou a primeira pichação que vi na vida: BRASIL PARA OS BRASILEIROS - COMANDO MARIGHELLA.
Na adolescência, a leitura de uma matéria na Folha de S. Paulo narrando a fuga de Lamarca no Vale do Ribeira aumentou meu fascínio pelo tema num período em que era proibidíssimo se tocar no assunto.
Conheci Pedro Lobo em 1982, e muito de passagem, no escritório do Airton Soares (então deputado pelo PT) e ele me disse que pertencera a organização do Capitão da Guerrilha. Aí vi a chance de mergulhar de cabeça neste período fascinante da nossa história escrevendo um livro sobre o assunto.
Mas foi sé em 2003 que consegui localizar o Pedro de novo e iniciar as entrevistas que desaguaram na obra. E ela foi crescendo com a inclusão de todas as ações armadas que consegui apurar, com os fatos decorrentes da renúncia de Jânio, da posse de Jango, do golpe e o perfil de todos os governos militares.
Procurei fazer capítulos curtos e usar uma abordagem jornalística, pois pretendo que o livro seja lido e entendido por todo mundo.
Agora que ,meu trabalho está prestes a chegar às livrarias - já está a venda no site em primeiríssima mão - espero que tanto empenho tenha dado resultado.




-----Anexo incorporado-----


_______________________________________________
Cartaoberro mailing list
Cartaoberro@serverlinux.revistaoberro.com.br
http://serverlinux.revistaoberro.com.br/mailman/listinfo/cartaoberro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim