quinta-feira, 20 de maio de 2010

Imigração Italiana

Numa promoção da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em comemoração ao 135º aniversário da imigração italiana no Rio Grande do Sul, que transcorre nesta quinta-feira (20/5), vários atos foram realizados hoje (19/05), dando abertura às festividades que serão realizadas em todo o Estado.



O município de Antônio Prado exibe, no saguão de entrada da Assembleia Legislativa, uma exposição de objetos e fotos dos imigrantes.



Do Alto Uruguai, se fizeram presentes grupos folclóricos com apresentações artísticas. De Erechim, Stela Alpina e Avanti; de Viaduto, Modesto e Nicole e Luni Contuti, e de São Valentim, Coli de Fiori.



Após as apresentações artísticas, os descendentes de italianos presentes foram homenageados em sessão especial pelo Parlamento Gaúcho.



Ocupando a tribuna, o deputado Francisco Appio saudou a delegação de Erechim e região, lembrando sua passagem pela cidade quando narrava partidas de futebol do Ipiranga, Atlântico e 14 de Julho nos anos 60. “Naquele tempo chamar um erechinense de Bota Amarela era ofensivo, hoje é um adjetivo qualitativo”.



Appio lembrou que um gaúcho transformou-se em um deputado na Itália, desconhecido por muitos: Menotti, filho de Anita Garibaldi e Giuseppe Garibaldi, nascido em Mostardas foi eleito nove vezes deputado federal italiano. A caminho do exílio no Uruguai, uma bela paisagem acabou emoldurando a passagem de Menotti no colo da mãe Anita, juntamente com o pai Giuseppe pelos campos de Vacaria. “Uma pintura maravilhosa do senador Guido Mondin que embeleza a galeria de nossa Assembleia”.



Depois com Elma Sant’Ana escrevemos o livro “Menotti o Filho Brasileiro de Anita e Garibaldi”, que me levou a Sardenha, Prilha, onde existe mausoléu do Menotti.



Creio que retribuímos em parte a extraordinária colaboração que Garibaldi deu ao Rio Grande do Sul, remetendo pra lá um filho que nascido em Mostardas em 1840, transformou-se em deputado federal ajudando seu pai na unificação. São datas importantes, o nascimento de Menotti em 28 de setembro de 1840, sua morte em 22 de agosto de 1903. Agora, em 2 de junho iremos lembrar a morte de Giuseppe Garibaldi, em Caprera em 1882 e o nascimento da Anita, no mesmo ano da Independência do Brasil em 1822.”



Veja fotos em www.appio.com.br



As últimas notícias/opiniões no www.twitter.com/franciscoappio



139 DIAS para as eleições de 3 de outubro. A lei restringe a campanha (após convenções de junho). A Copa do Mundo também prejudicará.

CÂMARA de Vereadores de Vacaria comprou o andar de cima do Banco do Brasil. E faz proposta pelo térreo. BB pode mudar para a Moreira Paz.





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim