segunda-feira, 17 de maio de 2010

Festa Para Ana Amélia Lemos



Era para ser uma grande homenagem à Ana Amélia Lemos pelos 40 anos de jornalismo isento, competente, profissional e dedicado à defesa do Estado e sua vocação produtiva. E assim foi com quase 3 mil pessoas, lotando o imenso salão da Associação dos Motoristas de Lagoa Vermelha.







Quando nos reunimos pela primeira vez (Appio, Kramer e Rosalino), fixamos como prioridade a condição suprapartidária para o evento, evitando faixas e discursos relacionados a eventuais campanhas eleitorais, não só em respeito à legislação, mas, sobretudo, aos convidados para a grande festa.



Com o cuidado de evitar explorações partidárias, enxugamos os pronunciamentos (pouco mais de 60 minutos), durante os quais falaram o presidente do PP Regional Pedro Bertolucci, do Diretório Municipal Luiz Carlos Kramer, Prefeito de Lagoa Vermelha Getúlio Cerioli, deputados federais Wilson Covatti, Renato Molling e Luiz Carlos Heinze, deputado estadual Jerônimo Goergen, prefeita Mara Barcellos (Muitos Capões) em nome das mulheres e a homenageada Ana Amélia Lemos.



Não faltaram homenagens especiais: das irmãs de São José (Rainha da Paz), onde a jornalista estudou, das professoras aposentadas (suas colegas do Kennedy), da delegação de Clemente Argolo (onde nasceu), do CTG Alexandre Pato (cesta com produtos da terra e convite para o rodeio internacional de 2011), de lideranças de todos os partidos, amigos de infância e dezenas de mulheres, homens e crianças, que foram abraçá-la e clicar a máquina fotográfica. Uma delas muito especial, Malu, cujos pais mobilizam a comunidade para arrecadar fundos para transplante de medula e tratamento na China. Ana Amélia abraçou, beijou as mãos da Malu e prometeu ajudá-la.



No palco Xiru Pereira e Cassiano Paim (filhos da região), amadrinhados por Élio Moreira, Ivo e Daniel, cantaram o hino/canção dos lagoenses "Lagoa Vermelha" que levantou as 2.800 pessoas presentes. Nos 2.200 lugares (sentados), os convidados foram servidos com o churrasco típico da terra (um dos mais elogiados do país) com 1.500 kg de carne e 600 kg de linguiça campeira.







O amplo salão da Associação dos Motoristas abrigou o grande público, sem atropelos e com bom serviço de atendimento.



Ana Amélia almoçou, foi à churrasqueira cumprimentar os assadores (Lelo, Nicanor Lima, Dirceu Rosa, Oscar Mena Barreto Grau, Sergio Vieira e outros), tirou fotos com as de delegações que prestigiaram o encontro e conversou com os prefeitos de Lagoa Vermelha, Barracão, São José do Ouro, Maximiliano de Almeida, Ibiaçá, Muitos Capões, André da Rocha, Santo Expedito do Sul, Ibiraiaras, Capão Bonito do Sul, Monte Alegre dos Campos e Caseiros. Recebeu abraços das delegações de São João da Urtiga, Jaquirana, São Jorge, Guabiju, São Marcos, Bento Gonçalves, Machadinho, Cacique Doble, Tupanci, Sananduva, Campestre da Serra, Ipê, São Marcos, Antônio Prado, Vacaria, Esmeralda, Pinhal da Serra, Caxias do Sul, Passo Fundo e Veranópolis. Ao todo, trinta e dois municípios foram representados por prefeitos, vereadores ou lideranças progressistas.



De Bento Gonçalves uma delegação especial, formada pelos FILHOS DO PLAUTO ABREU. Filhos do deputado estadual Plauto Abreu, o pioneiro na defesa da BR470 e cujos restos mortais repousam junto à antiga estrada no Clemente Argolo, Plauto Filho, Daltro e Darlei trouxeram apoio à Ana Amélia e foram homenageados pelo pioneirismo do pai, parlamentar na década de 50.



Daltro, promotor aposentado, sempre se refere à BR470 como "minha irmãzinha", pois desde a infância ouviu e viu a luta de Plauto Abreu pelo asfaltamento da estrada. Parte ele conseguiu, no trecho sul de Nova Prata, Veranópolis, Bento e São Vendelino, ao ponto de ser reconhecido como Barão de São Vendelino. O quarto filho do Deputado Emérito, Glaucio não compareceu, por conta do tratamento de saúde em Porto Alegre.



Muitos mandaram mensagens especiais como a Ministra Nancy Andrighi (TSE), Desembargador Léo Lima (TJ/RS), Moacir Schmidt (Câmara de vereadores de Balneário Camboriú), Deputado Federal Valdir Colatto (Câmara dos Deputados), Almir Nacul (cirurgião plástico em Porto Alegre ), Batista Filho (Diretor da TV Assembleia), Luiz Carlos Reche (TV Ulbra), Aramis Garcez (Porto Alegre) e muitos outros.



O Ministro Francisco Turra, em missão internacional, esteve representado pelo médico Márcio Turra, seu filho e provável candidato a suplente de Ana Amélia Lemos, ao Senado. O Diretório Regional prestigiou com a presença do presidente Pedro Bertolucci e assessores. O coordenador da bancada progressista da Assembléia Legislativa, Hermes Dutra, e os assessores jurídicos da bancada Roberto Scussel Lonzetti e Giovani Decezaro. Ana Amélia chegou com seus irmãos, depois de ter passado a noite na casa de sua mãe Dona Celene, acamada e recuperando-se de um AVC.



Veja mais fotos em www.appio.com.br





As últimas notícias/opiniões no www.twitter.com/franciscoappio



INCLUSÃO DIGITAL nas Escolas Estaduais entra na segunda etapa. Nossa Emenda de 2 milhões, contempla municípios da Amucser, Amunor e Amesne.
JUIZADO ESPECIAL AVANÇADO da justiça federal para Vacaria e Lagoa Vermelha. Estamos trabalhando neste sentido, junto ao TRF da 4ª Região.

ADVOGADOS querem ingressar no Plano de Saúde do Ipe. Projeto de Lei do deputado Jerônimo Goergen tramita na CCJ. Aguarda Parecer.
ASSEMBLEIA receberá artistas pradenses no Solar dos Câmara com o filme "Se milagres desejais", dia 17. Sessão dos 22 anos da Soláris, dia 27.

ANTÔNIO PRADO comemora os 135 anos da imigração italiana com o filme-documentário "Se milagres desejais", nas capelas do interior, até 30/5.
Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim