Destaque

Destaque

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Empate Técnico Entre Dilma e Serra

Empatados no Sudeste, Dilma lidera no Nordeste e Serra, no Norte/Centro-Oeste e Sul
Do UOL Notícias*
Em São Paulo


Pesquisa CNT/Sensus divulgada na manhã desta segunda-feira (17) dá a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, com 35,7% das intenções de voto, contra 33,2% de José Serra (PSDB). Os dois candidatos estão empatados tecnicamente no Sudeste, que concentram os dois maiores cólégios eleitorais do país: São Paulo e Minas Gerais.

No Sudeste, Serra lidera com 33,6%, contra 31,5% da pestista. No Nordeste, Dilma atinge seu maior percentual (47,9%) e Serra, o mais baixo (25,7). O tucano lidera nas regiões Norte e Centro Oeste, onde atinge 42,4%, contra 30,8% da ex-ministra. Serra também está na frente na região Sul (36,4), onde Dilma atinge 29,6%.

Na pesquisa geral, a diferença entre ambos fica dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo. Marina Silva (PV) aparece com 7,3% das intenções de voto. Brancos, nulos e indecisos somam 20,6%.
Blog do Fernando Rodrigues

* Mudança de metodologia impede comparação com pesquisa de abril

Em levantamento CNT/Sensus divulgado em fevereiro, Serra tinha os mesmos 33,2% em um cenário que contava com Ciro Gomes (PSB) na disputa, enquanto Dilma apresentava 27,8% e Marina, 6,8%. Em um cenário sem Ciro, Serra tinha 40,7%, contra 28,5% de Dilma e 9,5% de Marina.

Esta é a segunda pesquisa em que Dilma aparece à frente de Serra no período de pré-campanha. No sábado (15), levantamento do Vox Populi indicava a petista com 38% das intenções de voto, contra 35% do tucano. A mesma pesquisa dá 8% a Marina Silva. Foram entrevistadas 2 mil pessoas, em 136 municípios de 24 Estados, entre os dias 10 e 14 de maio de 2010. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número 11.548/2010.
Leia também

* Pesquisa Vox Populi mostra Dilma com 38% e Serra com 35%
* Veja os números da pesquisa Datafolha divulgada em 17/4
* Programa do PT dá destaque a Dilma; assista ao vídeo

Segundo análise do jornalista Fernando Rodrigues, esta pesquisa CNT/Sensus já capta o efeito dos comerciais do PT em rádio e TV, divulgados na semana passada. Dilma teve grande destaque nos filmes do partido, nos quais ela fala sobre sua atuação enquanto ministra e recebe elogios do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sendo até comparada ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela.

Entre os demais pré-candidatos, José Maria Eymael (PSDC) apresenta 1,1% das intenções de voto, enquanto Américo de Souza (PSL) tem 1,0%, Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), 0,4%, Mario de Oliveira (PT do B), 0,4%, Zé Maria (PSTU), 0,4%, Rui Costa Pimenta (PCO), 0,2%, Oscar Silva (PHS), 0,1% e Levy Fidelix (PRTB), 0,1%. A pesquisa CNT/Sensus anterior não incluía estes nomes na disputa.

Na simulação de segundo turno, Dilma aparece com 41,8% e Serra com 40,5%. Em janeiro, a projeção dava 44% para o tucano e 37,1% para a petista. Brancos, nulos e indecisos somam 17,8%. Se disputem Dilma e Marina, a petista tem 51,7%, contra 21,3% da pré-candidata do PV. Brancos, nulos e indecisos ficam em 27,2%. No eventual segundo turno entre Serra e Marina, o tucano ganha com 50,3%, contra 24,3% da adversária. Brancos, nulos e indecisos somam 25,5%.

Na pesquisa espontânea, sem a indicação de nomes, Dilma aparece em primeiro com 19,8% das intenções de votos, contra 14,4% de Serra e 2,7% de Marina Silva. Brancos, nulos e indecisos somam 52,4% no levantamento espontâneo da CNT/Sensus.

Com relação ao critério de votos, 44% dos eleitores apontaram os benefícios econômicos e sociais gerados pelo governo como um dos principais fatores que o levaram a escolher o voto, contra 34,9% que apontaram a comparação do currículo e da experiência administrativa entre os candidatos como fator mais relevante.

* Com informações de Camila Campanerut, do UOL Notícias em Brasília
UOL Celular
Acompanhe as notícias do UOL no seu celular.
Saiba como: celular.uol.com.br
Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim