sábado, 29 de maio de 2010

Culturas Ciganas


Prêmio Culturas Ciganas 2010
SID/MinC realiza mais três oficinas do Prêmio no final de maio
O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID), realiza, no final deste mês, mais três oficinas do Prêmio Culturas Ciganas 2010. Amanhã, dia 26, os técnicos da SID estarão na cidade de Codó, no Maranhão, dia 27 na cidade de Petrolina, no Pernambuco e dia 28 na cidade de Tianguá, no Ceará. No dia 28, acontecerá ainda, em Brasília, uma grande oficina do Prêmio, que terá a participação dos ciganos da capital federal e de toda a região do Entorno. O encontro em Brasília terá também a presença de mais 10 gestores de outros estados do país.

As inscrições para o Concurso Público foram abertas no último dia 16 de abril e se encerram no dia 12 de julho de 2010. O Edital premiará 30 iniciativas que envolvam trabalhos, individuais ou coletivos, que fortaleçam as expressões culturais ciganas e contribuam para a continuidade e manutenção das identidades dos diferentes clãs e povos presentes no Brasil, que somam mais de meio milhão de pessoas. O primeiro Edital de premiação para os ciganos do Brasil foi realizado em 2007, contemplando 20 iniciativas culturais do segmento.

A nova edição do Prêmio Culturas Ciganas distribuirá R$ 300 mil em prêmios, sendo R$ 10 mil para cada iniciativa premiada e será realizado em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP); com a Secretaria Especial de Promoção de Políticas para a Igualdade Racial (SEPPIR) por meio da Subsecretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais e da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH); e com a Pastoral dos Nômades do Brasil.

As Oficinas
A SID/MinC já realizou nove oficinas na regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste e uma Videoconferência na Região Nordeste, com o objetivo de treinar gestores, técnicos e pessoas do segmento interessadas em participar do Prêmio. As oficinas, que serão realizadas em diversos estados brasileiros, contam com a participação dos parceiros da SID na realização do Prêmio e têm, como foco principal, dar esclarecimentos e orientações sobre o Edital. Para o mês de junho, já estão programadas mais duas oficinas: dia 06, no Rio de Janeiro e dia 10, em Campinas, São Paulo.

Próximas Oficinas:

Dia 26
Cidade: Codó (Maranhão)
Horário: 9 às 18 horas
Local: Clube da Rocinha
Endereço: Rua Frei Henrique de Coimbra, Bairro São Raimundo
Parceria: Secretaria de Estado da Igualdade Racial do Estado do Maranhão
Informações pelo telefone (99) 2108-9139/9124, com Josanira Rosa, ou pelo endereço eletrônico igualdaderacialma@yahoo.com.br

Dia 27
Cidade: Petrolina (Pernambuco)
Horário: 9 às 18 horas
Local: Av. Tancredo Neves, s/n, ao lado do Centro de Convenções, Petrolina - Pernambuco
Informações: 81. 31941300 (Jorge Garcia ou Sônia Maria) ou nordeste@cultura.gov.br

Dia 28
Cidade: Tianguá (Ceará)
Horário: 8 às 17 horas
Local: Centro Administrativo de Tianguá - Prédio da Prefeitura - Sala do Depto. de Cultura
Endereço: Av. Moisés Moita, 785 - Bairro Planalto

Informações pelo telefone (85) 3101-4554, com Jacqueline, ou pelo endereço eletrônico jacqueline.souza@stds.ce.gov.br

Veja mais informações sobre o Edital e confira os locais e data das próximas oficinas na página da SID/MinC www.cultura.gov.br/diversidade ou pelo endereço eletrônico premioculturacigana2010@cultura.gov.br.

Confira o Edital.
Acesse a Cartilha.

(Heli Espíndola-Comunicação/SID)



Comunicação SID/MinC

Telefone: (61) 2024-2379

E-mail: identidadecultural@cultura.gov.br

Acesse: www.cultura.gov.br/sid

Nosso Blog: blogs.cultura.gov.br/diversidade_cultural

Nosso Twitter: twitter.com/diversidademinc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim